Letramento multimodal e ensino de línguas: a Linguística Aplicada e suas epistemologias na cultura das mídias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.12045

Palavras-chave:

Modo. Composição multimodal. Letramento multimodal. Ensino de línguas estrangeiras.

Resumo

Este texto se propõe a discutir as noções de modo e de letramento multimodal e sua relevância para o campo de ensino de línguas estrangeiras inserido na cultura das mídias, dado ao fato de que aprendizes, no ensino fundamental, médio, superior e em cursos de idiomas, têm acesso constante a tecnologias digitais móveis para o seus processos de aprendizagem e, por essa razão, estão em contínuo contato com multimodalidades propiciadas pelas novas tecnologias. Interessa-nos, sobremaneira, a discussão sobre os aspectos epistemológicos no campo da Linguística Aplicada e ensino de línguas estrangeiras e o papel que a multimodalidade e o letramento multimodal exercem nessas práticas, essenciais ao ensino e à aprendizagem das tais línguas e à formação de professores de que irão ministrá-las.

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Publicado

10.12.2020

Como Citar

Vian Jr., O., & Rojo, R. (2020). Letramento multimodal e ensino de línguas: a Linguística Aplicada e suas epistemologias na cultura das mídias. Raído, 14(36), 216–232. https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.12045

Edição

Seção

30 anos da ALAB: desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa em Linguística Aplicada