O linguista aplicado entre agentes glotopolíticos: o ensino de espanhol em São Gabriel da Cachoeira/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11838

Palavras-chave:

Linguística Aplicada. Glotopolítica. Ensino de Espanhol. São Gabriel da Cachoeira/AM.

Resumo

Este artigo apresenta breve levantamento histórico sobre o ensino de Espanhol no Amazonas, com o objetivo de analisar as contribuições do linguista aplicado para a arena glotopolítica no Estado, com foco para o contexto de São Gabriel da Cachoeira, município em que predomina a pluralidade étnica, sociolinguística e cultural. Para tanto, viajando metaforicamente pelas águas dos rios que traçam os cursos do ensino do idioma no Amazonas, baseamo-nos em aportes da Linguística Aplicada, em abordagem transgressora (FABRÍCIO, 2006; MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2006), em consonância com aportes da Glotopolítica, em abordagem dialógica e democrática (GUESPIN e MARCELLESI, 1986; ARNOUX, 2011; LAGARES, 2018). Os resultados deste trabalho, agrupados em uma tabela ao final do texto, apontam para a relevância da ação glotopolítica do linguista aplicado, contribuindo com o processo de articulação política em prol da pluralidade e do ensino de Espanhol em São Gabriel da Cachoeira e, de maneira ampliada, no Amazonas.

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Biografia do Autor

Wagner Barros Teixeira, Universidade Federal do Amazonas

Doutor e Mestre em Letras Neolatinas pela UFRJ, Especialista em Educação Tecnológica pelo CEFET Celso Suckow da Fonseca, Graduado em Letras - Português/Espanhol pelo UBM. Professor Adjunto na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas, onde atua como docente nos cursos de Letras e como docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL. Líder do Grupo de Pesquisas "Observatório de Ensino de Línguas" - Ufam/CNPq, pesquisando as áreas de formação de professores de línguas, políticas linguísticas, estudos linguísticos e tradução no ensino de línguas.

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Publicado

10.12.2020

Como Citar

Teixeira, W. B. (2020). O linguista aplicado entre agentes glotopolíticos: o ensino de espanhol em São Gabriel da Cachoeira/AM. Raído, 14(36), 290–309. https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11838

Edição

Seção

30 anos da ALAB: desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa em Linguística Aplicada