A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11712

Palavras-chave:

Linguística aplicada. Estudos em cognição. Educação linguística. Ensino.

Resumo

Neste artigo, busco trazer uma reflexão panorâmica sobre como os Estudos em Cognição podem contribuir para a construção de uma educação linguística vinculada aos pressupostos da Linguística Aplicada contemporânea. Para fundamentar essas reflexões, parto de princípios da Linguística Aplicada que venho denominando de teórico-éticos, em especial, de estudos voltados para a compreensão da escola brasileira, das práticas escolares de letramento e da educação linguística nela desenvolvida e proponho caminhos para a inserção dos estudos em cognição nesse campo, principalmente quando buscamos discutir a construção de significados e o processo de aprendizagem que se constrói em sala de aula. Para isso, trago alguns princípios gerais dos estudos em cognição contemporâneos para posteriormente construir reflexões derivadas da inserção desses princípios no campo da Linguística Aplicada voltado para a compreensão das práticas de educação linguística que se desenvolvem no espaço escolar.

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Biografia do Autor

Diego da Silva Vargas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutor em Letras Neolatinas, Mestre em Letras Vernáculas e Bacharel e Licenciado em Letras: Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve pesquisas em educação linguística, relacionando os campos interdisciplinares dos Estudos em Cognição e da Linguística Aplicada. 

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Publicado

10.12.2020

Como Citar

Vargas, D. da S. (2020). A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI. Raído, 14(36), 190–215. https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11712

Edição

Seção

30 anos da ALAB: desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa em Linguística Aplicada