Ressignificando o material didático para o ensino de línguas estrangeiras na escola pública a partir da Linguística Aplicada indisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11692

Palavras-chave:

Linguística Aplicada Indisciplinar. Materiais didáticos. Ensino de línguas estrangeiras.

Resumo

Como a Linguística Aplicada Indisciplinar contribui para ressignificarmos a educação em línguas estrangeiras e a formação docente a partir dos materiais didáticos que produzimos para as escolas públicas onde atuamos? Por meio da análise de excertos de nossos próprios materiais, demonstraremos como os pilares da transgressão e da ideologia acolhem textos e atividades didáticas transidiomáticas, translocais, transculturais, crítica e política. Para tanto, assumimos um posicionamento crítico e reflexivo pró-direitos humanos na construção de uma educação de reexistência que visa a problematizar os lóci de sujeitos deslegitimados sócio-historicamente, a fim de construir um ambiente em que o aprendiz desenvolva postura crítica perante os problemas sociais. Nesse sentido, demonstraremos como a Linguística Aplicada Indisciplinar propicia uma virada ideológica aos materiais didáticos de espanhol e inglês que passam a abraçar questões relacionadas ao racismo, à xenofobia e às desigualdades sociais, e contribui para a formação crítica na contemporaneidade.

 

 

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Biografia do Autor

Valdiney da Costa Lobo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutor pelo Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPGLA-UFRJ). Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em língua espanhola e literaturas hispânicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciado em Letras Português/Espanhol. Leitor crítico do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015. - Ensino Médio- Língua estrangeira moderna Espanhol.. Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2014 - Ensino Fundamental 2 - Língua estrangeira moderna Espanhol. Membro da diretoria da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro - APEERJ - no biênio 2012-2014. Professor da área de Letras e Linguística da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Foi professor efetivo de língua espanhola do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI - UFF, supervisor de estágio do curso de Letras da UFF (Português/Espanhol) e supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Atuou como professor de espanhol da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa Política, Linguagem e Cidadania (UNILA), atuando na linha Educação Intercultural e Letramentos. Pesquisa sobre ensino/aprendizagem de línguas adicionais, linguística aplicada ao ensino de línguas, multiletramentos, letramento crítico, produção, uso e análise de material didático, histórias em quadrinhos, educação intercultural, decolonialidade, relações raciais e xenofobia.

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Publicado

10.12.2020

Como Citar

Mulico, L. V., & Lobo, V. da C. (2020). Ressignificando o material didático para o ensino de línguas estrangeiras na escola pública a partir da Linguística Aplicada indisciplinar. Raído, 14(36), 103–120. https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11692

Edição

Seção

30 anos da ALAB: desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa em Linguística Aplicada