Reelaborações da ditadura chilena na narrativa de um homossexual: Tengo miedo torero, de Pedro Lemebel
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i35.11256Palavras-chave:
Literatura chilena. Ditadura. Pedro Lemebel.Resumo
Pode-se dizer que a literatura latino-americana contemporânea é caracterizada por uma constante reelaboração do passado e da história oficial que nos contam. Nesse sentido, um traço importante do projeto literário de Pedro Lemebel é a reconstrução dos anos de ditadura militar chilena. Nosso artigo apresenta uma leitura do romance Tengo miedo torero, publicado por Pedro Lemebel, em 2001 [2002], com o objetivo de perceber como o referido autor narra o período de autoritarismo no Chile.Downloads
Referências
ALVES, W. Fronteras del deseo: melodrama y crítica social en Tengo miedo torero, de Pedro Lemebel. Castilla: Estudios de Literatura. Valladolid, v. 3, n. 1, p. 181-204, 2012.
ARAVENA, C. A. R. La verdad está en los hechos: una tensión entre objetividad y oposición: Radio Cooperativa en dictadura. Historia. Santiago, v. 1, n. 41, p. 79-98, 2008.
HOSIASSON, L. J. Tengo miedo torero, de Pedro Lemebel: Pasodoble e melodrama. ResearchGate, 2018.
LEMEBEL, P. Tengo miedo torero. Sexta edición. Santiago: Seix Barral, 2002.
MORALES, L. Pedro Lemebel: género y sociedade. Aisthesis. Santiago, v. 1, n. 46, p. 222-235, 2009.
OROSTEGUI, C. T. Una mirada a “la loca” de Pedro Lemebel: de figura privilegiada a figura paradigmática. 2008. 81 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Chilena) – Universidad de Chile, Santiago, 2007.
RICŒUR, P. A memória, a história e o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.