Construções e concepções identitárias em Antioquia (Colômbia) no princípio do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.11080

Palavras-chave:

Pintura. Identidade. Antioquia. Francisco Antonio Cano. Luis Eduardo Vieco.

Resumo

Este artigo faz uma abordagem reflexiva das construções e concepções identitárias em Antioquia (Colômbia) durante as primeiras décadas do século XX, a partir de duas obras Horizontes (1913) e Pareja Campesina (1939), realizadas por Francisco Antonio Cano e Luis Eduardo Vieco respectivamente. A partir das obras desses pintores antioquenos, buscamos compreender como eles dialogam com as discussões travadas na primeira metade do século XX sobre a identidade antioquenha. Trata-se de investigar como esses artistas colaboram para a elaboração, afirmação e reafirmação de uma determinada identidade regional durante os anos mencionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel Giraldo Vasquez, Instituto Tecnológico Metropolitano

Diseñadora Industrial, especialista en diseño de empaques, envases y embalajes y magister en historia. Actualmente se desempeña como docente investigadora en el departamento de diseño del Insituto Tecnológico Metropolitano de Medellin- Colombia. Investigadora Junior ante Colciencias y hace parte del grupo de investigación de Artes y Humanidades de la Facultad de Artes Y humanidades de la misma institución. Coordina además, el semillero de investigación en Cultura Material.

Fabiana Francisca Macena, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Viçosa (licenciatura e bacharelado, 2008), mestrado em História pela Universidade de Brasília (2010) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2015). Realizou pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Mato Grosso (PPGHIS/UFMT), sob a supervisão da profa. Dra. Ana Maria Marques (2016). Atualmente é professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil Império, práticas abolicionistas, resistência escrava, história das mulheres, gênero e ensino de História.

Julián Fernando Durango Gómez, Instituto Tecnológico Metropolitano de Medellín

Diseñador Industrial. Especialista en Gestión en Ecodiseño de Productos, magister en Desarrollo de proyectos de innovación y productos y magister en sostenibilidad. Actualmente es el jefe de oficina del departamento de Diseño del Instituto Tecnológico Metropolitano de Medellín, Colombia. Ha sido docente en diversas instituciones de la ciudad, siempre en áreas relacionadas al diseño gráfico, industrial, visual. 

Referências

BÁKULA B.C. Tres definiciones en torno al patrimonio. Turismo y Patrimonio, n. 1, p. 167-174, 2000.

BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.

CANCLINI, N.G. Culturas Hibridas: Estrategias para entrar y salir de la modernidad. Ciudad de México: Grijalbo, 2001.

GIRALDO, A.F. Medellín emprendió desde la primera década del siglo XX. Revista Universidad Eafit, v.48, n.162. 2013.

GOSSELMAN, Carl August. Viaje por Colombia 1825 y 1826. Bogotá: Banco de la República, 1827.

GUIMARÃES, Manoel Luís Salgado. Nação e civilização nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma história nacional. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, n. 1, 1988. p.15.

HALL, S.; SILVA, T.T.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica. In: SILVA, T.T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000, p.7-72.

LARRAIN , Jorge. El concepto de identidad. Revista Famecos, v.21, p.30-42, 2003.

LONDOÑO, S. El pintor Francisco A. Cano: nacimiento de la academia de Antioquia. Credencial. Historia. n.81.20. 1996. Biblioteca Virtual del Banco de la Republica: Luis Ángel Arango. Em línea: https://www.banrepcultural.org/biblioteca-virtual/credencial-historia/numero-81/el-pintor-francisco-cano. Acesso em: 08 ago.2017.

MEAD, George. Mind, Self and Society. Chicago: University of Chicago Press, 1974.

MELO, Jorge Orlando. Medellín: Historia y representaciones imaginadas. Publicado en: Medellín: Seminario: "Una mirada a Medellín y al Valle de Aburra. Disponivel em: [ http://www.jorgeorlandomelo.com/medellinhyr.html] Acceso em: 24 Outubro.2016.

PÉREZ, L; RESTREPO, E. Medellín en 1932. Medellín: Editorial ITM, 2004.

PEREZ, P. El Novecento Italiano: entre la vanguardia y el realismo. In: Pharos. V 5, n. 1, p.57-79, 1998.

PIEDRAHITA, L. “Horizontes”, la obra de Francisco Antonio Cano. Periódico El Colombiano. 09. feb. 2010. Em línea: http://www.elcolombiano.com/blogs/letrasanonimas/%E2%80%9Chorizontes%E2%80%9D-la-obra-de-francisco-antonio-cano/5740. Acceso em: 1 jul. 2017.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos. Vol. 5, n.10, 1992.

RAMIREZ, S. Cuando Antioquia se volvió Medellín, 1905-1950. Los perfiles de la inmigración pueblerina hacia Medellín. Anuario Colombiano de historia social y de la Cultura . v.38 n 2. 2011. p.217-253.

RECLUS, E. Colombia. Bogotá: Editorial Incunables, 1983.

RUTHERFORD, J. Identity, Community, Cultura, Difference. Lawrence & Wishart: Lodon, 1990.

SANTAELLA, L. Semiótica Aplicada. Sao Paulo: Thomson, 2002.

SILVA,da. T.T.Espacios de Identidad. Barcelona: Octaedro, 2001.

SIMMEL, G. Sociologia. Madrid: Espasa Calpe, 1939.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

Publicado

16.07.2020

Como Citar

Vasquez, M. I. G., Macena, F. F., & Gómez, J. F. D. (2020). Construções e concepções identitárias em Antioquia (Colômbia) no princípio do século XX. Raído, 14(34), 210–224. https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.11080

Edição

Seção

Estudos de cultura contemporâneas e i(n)dentidades: interfaces brasileiras e sul-americanas