Teorias do conhecimento: algumas aproximações com a pesquisa em educação
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.9186Palavras-chave:
Conhecimento. Teorias científicas. Pesquisa em educação.Resumo
O trabalho aborda uma breve síntese dos fundamentos teóricos do positivismo, do materialismo histórico dialético, do idealismo e das abordagens teóricas modernas: as teorias crítica e pós-críticas, buscando entender as transformações na produção do conhecimento e as consequências dessa evolução na educação. A teoria crítica remete as perspectivas teóricas e analíticas que se centram no questionamento do papel que a escola, o currículo e a pedagogia representam na produção e reprodução do conhecimento e a teoria pós-crítica referem-se as pesquisas inerentes à questões de raça e etnicidade, classe, gênero, identidade e diferença, currículo, cultura e formação de professores e relações de poder na educação. Para que as pesquisas possam evoluir, no campo da educação é necessário consolidar o paradigma qualitativo que tem condições de captar o cotidiano das escolas, a essência do fenômeno educacional e o contexto na qual ela está inserida. A pesquisa e os estudos educacionais no Brasil precisam ser fortalecidos e melhorados rapidamente, para que isso ocorra é necessário o incentivo às pesquisas educacionais, pulverizadas no meio científico, e a quebra das barreiras institucionais entre educadores e não educadores e buscar novos conhecimentos e tecnologias, como condição para a melhoria da qualidade da educação.Downloads
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