Teorias do conhecimento: algumas aproximações com a pesquisa em educação

Autores/as

  • Rosilene Moreira de Souza Doutoranda em educação do programa de pós-graduação em educação da UCDB- Universidade Católica Dom Bosco, mestre em educação e professora do curso de graduação em pedagogia.

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.9186

Palabras clave:

Conhecimento. Teorias científicas. Pesquisa em educação.

Resumen

O trabalho aborda uma breve síntese dos fundamentos teóricos do positivismo, do materialismo histórico dialético, do idealismo e das abordagens teóricas modernas: as teorias crítica e pós-críticas, buscando entender as transformações na produção do conhecimento e as consequências dessa evolução na educação. A teoria crítica remete as perspectivas teóricas e analíticas que se centram no questionamento do papel que a escola, o currículo e a pedagogia representam na produção e reprodução do conhecimento e a teoria pós-crítica referem-se as pesquisas inerentes à questões de raça e etnicidade, classe, gênero, identidade e diferença, currículo, cultura e formação de professores e relações de poder na educação. Para que as pesquisas possam evoluir, no campo da educação é necessário consolidar o paradigma qualitativo que tem condições de captar o cotidiano das escolas, a essência do fenômeno educacional e o contexto na qual ela está inserida. A pesquisa e os estudos educacionais no Brasil precisam ser fortalecidos e melhorados rapidamente, para que isso ocorra é necessário o incentivo às pesquisas educacionais, pulverizadas no meio científico, e a quebra das barreiras institucionais entre educadores e não educadores e buscar novos conhecimentos e tecnologias, como condição para a melhoria da qualidade da educação.

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Publicado

2018-12-30

Cómo citar

Souza, R. M. de. (2018). Teorias do conhecimento: algumas aproximações com a pesquisa em educação. Horizontes - Revista De Educação, 6(12), 103–116. https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.9186

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo