“VOCÊ TEM QUE ENSINAR O ALUNO A LER E ESCREVER BEM”
DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO DO CURSO DE MAGISTÉRIO DA ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÇÃO DE DOURADOS-MT/MS (1975-1990)
Palavras-chave:
História da Educação, Prática de Ensino, Curso de MagistérioResumo
Este trabalho se insere nos estudos acerca da temática formação de professores. Para tanto, objetiva analisar a disciplina de Prática de Ensino, no Curso de Magistério da Escola Franciscana Imaculada Conceição de Dourados, no antigo sul de Mato Grosso, no período de 1975 a 1990. A pesquisa orienta-se na perspectiva da Nova História Cultural. Foram utilizados como fontes, documentos dos arquivos desta Instituição Escolar, como atas, atas de resultados finais, listas de matrículas, estruturas curriculares, fotografias, entre outros; e dos arquivos pessoais, como fotografias, cadernos e pastas de estágio. Além disso, foram utilizadas as fontes orais, obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, privilegiando as memórias das egressas do Curso. Os resultados apontaram que a disciplina de Prática de Ensino no Curso de Magistério da Escola Franciscana Imaculada Conceição de Dourados, tinha como principal objetivo ensinar às futuras professoras o “saber fazer”, reforçando, desta forma, o caráter tecnicista do Curso de Magistério.
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