“HAY QUE ENSEÑAR AL ALUMNO A LEER Y ESCRIBIR BIEN”

DISCIPLINA PRÁCTICA DOCENTE DEL CURSO DE DOCENCIA EN LA ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCECEPCIÓN DE DOURADOS-MT/MS (1975-1990)

Authors

Keywords:

História da Educação, Prática de Ensino, Curso de Magistério

Abstract

Este trabalho se insere nos estudos acerca da temática formação de professores. Para tanto, objetiva analisar a disciplina de Prática de Ensino, no Curso de Magistério da Escola Franciscana Imaculada Conceição de Dourados, no antigo sul de Mato Grosso, no período de 1975 a 1990. A pesquisa orienta-se na perspectiva da Nova História Cultural. Foram utilizados como fontes, documentos dos arquivos desta Instituição Escolar, como atas, atas de resultados finais, listas de matrículas, estruturas curriculares, fotografias, entre outros; e dos arquivos pessoais, como fotografias, cadernos e pastas de estágio. Além disso, foram utilizadas as fontes orais, obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, privilegiando as memórias das egressas do Curso. Os resultados apontaram que a disciplina de Prática de Ensino no Curso de Magistério da Escola Franciscana Imaculada Conceição de Dourados, tinha como principal objetivo ensinar às futuras professoras o “saber fazer”, reforçando, desta forma, o caráter tecnicista do Curso de Magistério.

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Author Biographies

Adriana Mendonça Pizatto, Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutoranda (bolsista FUNDECT) do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Email: driih_pizatto@hotmail.com.

Alessandra Cristina Furtado, UFGD

Pós-doutora e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), professora associada da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Email: alessandrafurtado@ufgd.edu.br.

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Published

2025-09-07

How to Cite

Pizatto, A. M., & Furtado, A. C. (2025). “HAY QUE ENSEÑAR AL ALUMNO A LEER Y ESCRIBIR BIEN”: DISCIPLINA PRÁCTICA DOCENTE DEL CURSO DE DOCENCIA EN LA ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCECEPCIÓN DE DOURADOS-MT/MS (1975-1990). Horizontes - Revista De Educação, 12(20), p. 57–70. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/20612

Issue

Section

ARTIGOS