O IMPACTO DO ISOLAMENTO SOCIAL (COVID-19) NO ÍNDICE DE ATIVIDADE FÍSICA DOS ALUNOS DA ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÇÃO - DOURADOS-MS (2020-2021)

Autores

Palavras-chave:

COVID-19., Isolamento social, Sedentarismo, Ensino remoto

Resumo

Este artigo busca identificar o impacto do isolamento social causado pela pandemia (COVID-19) no índice de atividade física dos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Franciscana Imaculada Conceição de Dourados-MS. As novas rotinas impostas pela pandemia impactaram as famílias, resultando em um aumento no tempo de uso dos meios de comunicação digitais, celulares e computadores e houve redução do tempo para a prática de atividades físicas, diminuindo a produção do hormônio irisina, liberado durante a atividade física. Em 2021, por meio das aulas de educação física, aplicação de questionário e formulação de gráficos, foi possível identificar os níveis de atividade física apresentados pelos alunos, devido ao fato do isolamento social, há mais de um ano, imposto aos estudantes. Coube à escola dinamizar programa de conscientização e promoção de atividades físicas a fim de combater o aumento do sedentarismo nos adolescentes, com o objetivo de prepará-los para o momento pós-pandêmico com o menor prejuízo possível e favorecer, também, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais por meio do diálogo, da acolhida e do cuidado com a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Rodrigues Sauda, Secretaria Municipal de Educação de Dourados-SEMED

Especialização em docência na Educação Infantil da Universidade Federal da Grande Dourados. Integrante do Grupo de pesquisa da Educação Física na Educação Infantil. Professor formador da Secretaria Municipal de Educação de Dourados-SEMED. Graduação em Educação Física pela Universidade da Grande Dourados- UNIGRAN. Professor de Educação Física da Escola Franciscana Imaculada Conceição/Rede SCALIFRA-ZN.

Eliane Maria Amaro, Supervisora Pedagógica Escola Franciscana Imaculada Conceição/Rede SCALIFRA-ZN

Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados UFGD. Integrante do Grupo de Pesquisa História da Educação Memória e Sociedade. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS. Especialização em docência na Educação Infantil, Educação Especial e Gestão Escolar. Supervisora Pedagógica Escola Franciscana Imaculada Conceição/Rede SCALIFRA-ZN.

Referências

AMARO, E.M. SANTOS, A. R. MIZUNO, R. C. A. Educação, pandemia (covid-19) e ensino remoto: estratégias e novas linguagens como instrumento didático. Revista Franciscana de Educação, v.4, n.4, 2020. Disponível em: https://www.revistafranciscanaeducacao.com.br/index.php/rfe/article/view/78/84. Acesso em: 18 de junho de 2020.

BETTI, M. Ensino de 1º e 2º graus: educação física para quê? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 13, n. 2, 1992. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/issue/view/62. Acesso em: 18 de junho de 2020.

CONFEF. Hormônio liberado durante atividade física pode ter efeito contra Covid-19. Revista Educação Física, edição n. 75, 2020. Disponível em: https://www.confef.org.br/confefv2/comunicacao/revistaef/4678. Acesso em: 18 de junho de 2020.

GARCIA, M. OMS sobe para até 300 minutos o tempo de atividade física semanal indicado para combater riscos de sedentarismo. Disponível em:https://g1.globo.com/bemestar/atividade-fisica/noticia/2020/11/25/oms-sobe-para-

H

Downloads

Publicado

2025-09-07

Como Citar

Sauda, D. R., & Amaro, E. M. (2025). O IMPACTO DO ISOLAMENTO SOCIAL (COVID-19) NO ÍNDICE DE ATIVIDADE FÍSICA DOS ALUNOS DA ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÇÃO - DOURADOS-MS (2020-2021). Horizontes - Revista De Educação, 12(20), p. 03–18. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/20607

Edição

Seção

ARTIGOS