O IMPACTO DO ISOLAMENTO SOCIAL (COVID-19) NO ÍNDICE DE ATIVIDADE FÍSICA DOS ALUNOS DA ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÇÃO - DOURADOS-MS (2020-2021)
Palabras clave:
COVID-19., Isolamento social, Sedentarismo, Ensino remotoResumen
Este artigo busca identificar o impacto do isolamento social causado pela pandemia (COVID-19) no índice de atividade física dos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Franciscana Imaculada Conceição de Dourados-MS. As novas rotinas impostas pela pandemia impactaram as famílias, resultando em um aumento no tempo de uso dos meios de comunicação digitais, celulares e computadores e houve redução do tempo para a prática de atividades físicas, diminuindo a produção do hormônio irisina, liberado durante a atividade física. Em 2021, por meio das aulas de educação física, aplicação de questionário e formulação de gráficos, foi possível identificar os níveis de atividade física apresentados pelos alunos, devido ao fato do isolamento social, há mais de um ano, imposto aos estudantes. Coube à escola dinamizar programa de conscientização e promoção de atividades físicas a fim de combater o aumento do sedentarismo nos adolescentes, com o objetivo de prepará-los para o momento pós-pandêmico com o menor prejuízo possível e favorecer, também, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais por meio do diálogo, da acolhida e do cuidado com a vida.
Descargas
Citas
AMARO, E.M. SANTOS, A. R. MIZUNO, R. C. A. Educação, pandemia (covid-19) e ensino remoto: estratégias e novas linguagens como instrumento didático. Revista Franciscana de Educação, v.4, n.4, 2020. Disponível em: https://www.revistafranciscanaeducacao.com.br/index.php/rfe/article/view/78/84. Acesso em: 18 de junho de 2020.
BETTI, M. Ensino de 1º e 2º graus: educação física para quê? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 13, n. 2, 1992. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/issue/view/62. Acesso em: 18 de junho de 2020.
CONFEF. Hormônio liberado durante atividade física pode ter efeito contra Covid-19. Revista Educação Física, edição n. 75, 2020. Disponível em: https://www.confef.org.br/confefv2/comunicacao/revistaef/4678. Acesso em: 18 de junho de 2020.
GARCIA, M. OMS sobe para até 300 minutos o tempo de atividade física semanal indicado para combater riscos de sedentarismo. Disponível em:https://g1.globo.com/bemestar/atividade-fisica/noticia/2020/11/25/oms-sobe-para-
H
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
