Percepção dos professores supervisores do PIBID sobre as contribuições e desafios do programa
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v5i9.6099Palabras clave:
Ensino. PIBID. Docentes.Resumen
A formação dos professores nos cursos de licenciatura no Brasil é um desafio para as políticas educacionais, mesmos após as propostas e reformas curriculares dos anos 1990. Como forma de antecipar o vínculo do docente com a profissão foi criado o PIBID, um programa de bolsas de iniciação à docência que tem como objetivo favorecer a inserção dos alunos das licenciaturas no ambiente escolar, permitindo a articulação entre a educação superior e as escolas do sistema público de educação básica. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção dos professores supervisores do PIBID acerca das contribuições e desafios do programa para a formação de professores e para a escola pública. Foi aplicado um questionário aberto e os dados foram analisados qualitativamente por meio da análise de discurso. Dentre as contribuições, os supervisores destacaram o crescimento pessoal e profissional dos bolsistas, que vivenciam a realidade das salas de aula, ajudando-os a afirmar sua escolha profissional e preparando-os para a docência. Entre os desafios, é citado o desenvolvimento de estratégias e métodos para a condução da sala de aula. Conclui-se que o PIBID aproxima a universidade da escola pública na busca pela solução de problemas e parceria no desenvolvimento de projetos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).