Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC
THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16612Palabras clave:
Livro do Professor, Educação Infantil, BNCCResumen
O presente artigo tem por objetivo analisar o Livro do Professor da Educação Infantil Pé de brincadeira dando destaque aos discursos referentes à linguagem verbal (oralidade, leitura e escrita) e sua abordagem presente neste material que por sua vez revela práticas educativas, constrói e consolida discursos. A base teórica será a dos Estudos Culturais (EC) e metodologia utilizada será a qualitativa, de cunho documental. Com base nas análises realizadas conclui-se que o livro foi elaborado para legitimar o discurso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trazendo de forma implícita e explícita fragmentos deste documento legal nas páginas do mesmo. A forma
simplória como os textos foram elaborados e apresentados parece inadequada para professores já formados em nível superior e a falta de menção a pesquisadores, autores e estudiosos da área também chama atenção.
Descargas
Citas
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BARBOSA, M. C. S. HORN, M.G.S. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed. 2008.
CORDI, A. Pé de brincadeira. Curitiba: Ed. Positivo, 2018.
COSTA, M V., SILVEIRA, R. H., SOMMER, L. H. Estudos Culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, nº 23. p. 36-61, 2003.
DEHEINZELIN, M. et al. Aprender com a criança: Experiência e conhecimento. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2018.
JUNQUEIRA FILHO, G. A. Linguagens Geradoras. Porto Alegre: Mediação, 2006.
MELLO, S. A. O processo de aquisição da escrita na educação Infantil: contribuições de Vygotsky. IN: FARIA, Ana Lúcia Goulart e MELLO, Suely Amaral (org.). Linguagens infantis: outras formas de leitura. Campinas: Autores Associados, 2005, p. 23-40.
PEREIRA, M. T. B. F. Letramento em Livros Didáticos para a Educação Infantil: Possibilidades instauradas com textos poéticos. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade São Francisco.
PINTO, A. Cadê? Achou! Educar, cuidar e Brincar na ação pedagógica da creche. 2018.
REYS, Yolanda. A casa imaginária: Leitura e literatura na primeira infância. 1. Ed. São Paulo: Global, 2010.
ROSSET; J. M et al. Práticas comentadas para inspirar. Formação do professor de educação infantil. São Paulo. Ed. Brasil. 2017.
SILVA, T. da. Os “Novos” Discursos sobre Alfabetização em Análise: Os Livros de 1º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010). Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2012.
SILVA, T. da. TEIXEIRA, M. P.. Linguagens, oralidade e cultura escrita: um olhar para a educação infantil. In: SARAT, Magda; TROQUEZ, Marta C. C.; SILVA, Thaise da (orgs). Formação Docente para a Educação Infantil: Experiências em curso. Dourados, MS: Ed da UFGD, 2018. p. 193-206.
TRINDADE, I. M. F. A invenção de uma nova ordem para as cartilhas: ser maternal, nacional e mestra. Queres ler? Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.
VEIGA-NETO, A. Foucault & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).