A constituição do grupo de elaboração da BNCC de ensino de ciências: trajetórias de seus atores sociais e seus impactos na elaboração da proposta
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12283Palabras clave:
Campo Científico. BNCC. Ensino de Ciências. Trajetórias.Resumen
A produção do texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em ciências naturais teve a presença de profissionais da educação que atuaram no ensino superior e constituem o corpus deste documento, isto é, os sujeitos que fizeram parte da escrita desse documento são agentes sociais que produzem práticas contextualizadas pelas suas posições de poder e o que elas representam. Para esse trabalho, pretende-se mapear os agentes que fizeram parte da elaboração da versão final da BNCC, de modo que se possa compreender em que medida as trajetórias históricas e sociais desses atores no campo científico (seja ele como cientista ou aprendiz) e universitário podem trazer elementos de sua prática para os contextos de produção do documento. O uso de análise dos currículos Lattes dará suporte para compreender alguns indícios do impacto da formação desses profissionais para o entendimento de como os diferentes interesses associados aos campos de origem são tratados na elaboração da BNCC.
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