A constituição do grupo de elaboração da BNCC de ensino de ciências: trajetórias de seus atores sociais e seus impactos na elaboração da proposta

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12283

Palabras clave:

Campo Científico. BNCC. Ensino de Ciências. Trajetórias.

Resumen

A produção do texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em ciências naturais teve a presença de profissionais da educação que atuaram no ensino superior e constituem o corpus deste documento, isto é, os sujeitos que fizeram parte da escrita desse documento são agentes sociais que produzem práticas contextualizadas pelas suas posições de poder e o que elas representam. Para esse trabalho, pretende-se mapear os agentes que fizeram parte da elaboração da versão final da BNCC, de modo que se possa compreender em que medida as trajetórias históricas e sociais desses atores no campo científico (seja ele como cientista ou aprendiz) e universitário podem trazer elementos de sua prática para os contextos de produção do documento. O uso de análise dos currículos Lattes dará suporte para compreender alguns indícios do impacto da formação desses profissionais para o entendimento de como os diferentes interesses associados aos campos de origem são tratados na elaboração da BNCC.

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Publicado

2020-07-01

Cómo citar

Muneratto, F., Souza, R. H. de, Ianello, M., Navarro, D. N., & Watanabe, G. (2020). A constituição do grupo de elaboração da BNCC de ensino de ciências: trajetórias de seus atores sociais e seus impactos na elaboração da proposta. Horizontes - Revista De Educação, 8(15), 113–132. https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12283

Número

Sección

A BNCC e o Ensino de Ciências no Brasil: fundamentos, práticas e desafios