O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta metodológica a partir da BNCC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10649

Palabras clave:

Metodologia por projetos. Legislações educacionais. Intervenção pedagógica.

Resumen

A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para o Ensino Fundamental (EF) normatiza quais conteúdos ensinar, mas não como devem ser ensinados. Nesse cenário, temos a disciplina de Ciências dos anos iniciais do EF, momento em que os alunos estão numa fase delicada de transição. Norteando-se pelas exigências sociais e legislações educacionais atuais, o trabalho em tela tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para a disciplina de Ciências do EF, pautado nas determinações da BNCC. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, concluímos que a metodologia de projetos se mostra uma alternativa eficaz para atender as exigências sociais e da BNCC.

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Biografía del autor/a

Cristiane Talita Gromann de Gouveia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2019). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2016). Graduação em Licenciatura Plena em Matemática (2011) pelas Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR)

Sérgio Candido de Gouveia Neto, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Licenciado em Matemática - Universidade Federal de Rondônia (2002), Mestre em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) - Universidade de São Paulo (2006); Doutor em Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro) (2015); Pós-doutorado em Educação Matemática. Professor Adjunto na Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Vilhena.

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Publicado

2020-07-01

Cómo citar

Gouveia, C. T. G. de, & Gouveia Neto, S. C. de. (2020). O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta metodológica a partir da BNCC. Horizontes - Revista De Educação, 8(15), 39–60. https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10649

Número

Sección

A BNCC e o Ensino de Ciências no Brasil: fundamentos, práticas e desafios