INSTITUIÇÕES ESCOLARES SALESIANAS FEMININAS E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS, SOCIAIS E CULTURAIS NO SUL DO ANTIGO MATO GROSSO
Palabras clave:
Educação feminina, Habitus de gênero feminino, História da EducaçãoResumen
O presente artigo tem por objetivo compreender as práticas educacionais, culturais e sociais, que constituíram as disposições de habitus de gênero feminino proporcionadas às moças que estudaram no ensino secundário nas instituições escolares das Filhas de Maria Auxiliadora no sul do antigo Mato Grosso, no período de 1942 a 1961. Utilizou-se o aporte teórico de Pierre Bourdieu e interlocutores. Os resultados sinalizam que as instituições escolares estruturam um habitus de gênero feminino a partir das práticas educacionais tais como: Sistema Preventivo, disciplinas escolares, “Grêmio Literário” que proporcionavam a participação das alunas nas aulas de ensaio musical, ensaios de teatros e incentivavam à literatura de autores clássicos, desfiles, a colação de grau e outras festividades.
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