INSTITUIÇÕES ESCOLARES SALESIANAS FEMININAS E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS, SOCIAIS E CULTURAIS NO SUL DO ANTIGO MATO GROSSO

Autores

Palavras-chave:

Educação feminina, Habitus de gênero feminino, História da Educação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender as práticas educacionais, culturais e sociais, que constituíram as disposições de habitus de gênero feminino proporcionadas às moças que estudaram no ensino secundário nas instituições escolares das Filhas de Maria Auxiliadora no sul do antigo Mato Grosso, no período de 1942 a 1961. Utilizou-se o aporte teórico de Pierre Bourdieu e interlocutores. Os resultados sinalizam que as instituições escolares estruturam um habitus de gênero feminino a partir das práticas educacionais tais como: Sistema Preventivo, disciplinas escolares, “Grêmio Literário” que proporcionavam a participação das alunas nas aulas de ensaio musical, ensaios de teatros e incentivavam à literatura de autores clássicos, desfiles, a colação de grau e outras festividades.

 

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Biografia do Autor

Roselaine Alves Olmo, UCDB

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Email: roselaineolmo@outlook.com.

Heloise Vargas de Andrade, UCDB

Doutorado, Mestrado e Graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é professora da Rede Municipal de Educação – SEMEDCG. Email: prof.heloisevargas@gmail.com.

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Publicado

2025-09-07

Como Citar

Olmo, R. A., & Andrade, H. V. de. (2025). INSTITUIÇÕES ESCOLARES SALESIANAS FEMININAS E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS, SOCIAIS E CULTURAIS NO SUL DO ANTIGO MATO GROSSO. Horizontes - Revista De Educação, 12(20), p. 220–238. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/20628

Edição

Seção

ARTIGOS