A educação infantil nas dissertações do PPGE/CPAN/UFMS: o que os estudos revelam?
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13126Keywords:
Primeira infância. Direito à educação. Creche e Pré-escola.Abstract
O presente estudo teve por objetivo conhecer e analisar as produções científicas sobre a Educação Infantil nas dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação no Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGE/CPAN/UFMS). Para o cumprimento desse estudo optou-se pela pesquisa exploratória e bibliográfica. Do ano de 2011 a 2018 o programa publicou 106 dissertações, sendo que 12 delas apresentava a Educação Infantil como objeto de estudo. Essas pesquisas têm como temática: o direito à Educação Infantil; o lugar da escrita; a leitura e o letramento; o brincar; a formação de professores; e indicadores de matricula de crianças com deficiência. As temáticas desenvolvidas se aproximaram das temáticas estudadas no cenário nacional principalmente no tocante ao direito à educação da criança pequena em relação às creches. Essas dissertações evidenciaram que a Educação Infantil a partir da promulgação da Constituição de 1988 e da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 apresentou avanços, no entanto, evidenciaram que ainda há muito a se fazer para que o direito à Educação Infantil seja garantido.
Downloads
References
ABRAMOWICZ, Anete; TEBET, Gabriela Guarnieri de Campos. Educação Infantil: um balanço a partir do campo das diferenças. Pro-Posições. Campinas , v. 28, supl. 1, p. 182-203, dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v28s1/0103-7307-pp-28-s1-0182.pdf. Acesso em: 04 jun. 2019.
ARRUDA, Arlei Guedes de Souza. Educação Infantil: dos direitos legais à pratica cotidiana em um CEI da rede pública municipal de Corumbá/MS. 2011, 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá-MS: UFMS, 2011.
ARRUDA, Gerson de. O brincar na educação física: direito, concepções e prática de professores do pré-escolar da rede pública municipal de Corumbá/MS.2016, 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá-MS: UFMS, 2016.
CABRAL, Valeria Aparecida Benites de Oliveira. Formação profissional para a Educação Infantil: o pro infantil no município de Corumbá/MS.2018, 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá-MS: UFMS, 2018.
CAMPOS, Maria Malta, FÜLLGRAF Jodete, WIGGERS Jodete, Verena. A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa. Cadernos de Pesquisa., v.36, n.127, p.87-128, abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n127/a0536127.pdf. Acesso em: 04 jun. 2019.
CRUZ, Lene Cristina Salles da. A apropriação da cultura escrita na educação da criança pequena: desafios e possibilidades de uma prática docente. 2017, 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá-MS: UFMS, 2017.
CRUZ, Mirian Bastos de Oliveira da. A ciranda dos jogos e brincadeira na fala das crianças ribeirinhas. 2018, 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá-MS: UFMS, 2018.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Pequena infância, educação e gênero: subsídios para um estado da arte. Cadernos Pagu, n.26, p.279-287, Jun 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cpa/n26/30394.pdf. Acesso em: 04 jun. 2019
FERNANDES, Fabiana Silva; CAMPOS, Maria Malta. Gestão da educação infantil: um balanço de literatura. Educação em Revista, v.31, n.1, p.139-167, Mar 2015 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v31n1/0102-4698-edur-31-01-00139.pdf. Acesso em: 04 jun. 2019
FREITAS, Fé de Souza. A leitura da literatura infantil e o letramento literário: perfil docente na rede municipal de ensino (REME) no município de Três Lagoas/MS. 2011, f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá-MS: UFMS, 2011.
GARCIA, Edelir Salomão; MERCADO, Aline Cristine Androlage; ARRUDA, Ohrany Ramos. A Educação no âmbito da assistência social: o que os estudos revelam. SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU) 30 ANOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DIÁLOGOS ENTRE POLITICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA, 26, 2018, Anais... Cuiabá: UFMT, 2018. Disponível em: http://eventosacademicos.ufmt.br/public/conferences/8/schedConfs/36/accommodation-15.pdf#page=5179. Acesso em: 04 jun. 2019
MAFRA, Ivanilde dos Santos. O direito à educação da criança pequena na cidade de Manaus: noções presentes entre as mães de classes populares. 2014, 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá-MS: UFMS, 2014.
OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: UFG, 2011.
PIOL, Priscila Souza Damazio. O lugar da cultura escrita nos documentos legais e oficiais da educação infantil: “mais respeito, eu sou criança!”. 2016, 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá-MS: UFMS, 2016.
RIBEIRO, Maria de Fatima. Educação Infantil no campo: mais respeito nossas crianças têm direito. 2016, 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá-MS: UFMS, 2016.
RONDON, Marcelo Messias. Educação Infantil e Educação Especial: os indicadores de matriculas nos municípios do estado de Mato Grosso do Sul. 2016, 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá-MS: UFMS, 2017.
ROSA, Marcia Cristina Capistrano da. Do letramento à formação de atitude leitora e produtora de texto por meio dos gêneros textuais: uma prática possível na educação infantil?. 2018, 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá-MS: UFMS, 2018.
ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM, Katia de Souza; OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Olhando a criança e seus outros: uma trajetória de pesquisa em educação infantil. Psicologia USP, v.20, n.3, p.437-464, Set 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pusp/v20n3/v20n3a08.pdf. Acesso em: 04 jun. 2019
SANTOS, Lais Paula Freitas dos. A presença da cultura escrita na educação infantil: “o que você esta escrevendo? Quem mandou?”. 2017, 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá-MS: UFMS, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).