A educação infantil nas dissertações do PPGE/CPAN/UFMS: o que os estudos revelam?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13126

Palavras-chave:

Primeira infância. Direito à educação. Creche e Pré-escola.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo conhecer e analisar as produções científicas sobre a Educação Infantil nas dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação no Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGE/CPAN/UFMS). Para o cumprimento desse estudo optou-se pela pesquisa exploratória e bibliográfica. Do ano de 2011 a 2018 o programa publicou 106 dissertações, sendo que 12 delas apresentava a Educação Infantil como objeto de estudo. Essas pesquisas têm como temática: o direito à Educação Infantil; o lugar da escrita; a leitura e o letramento; o brincar; a formação de professores; e indicadores de matricula de crianças com deficiência. As temáticas desenvolvidas se aproximaram das temáticas estudadas no cenário nacional principalmente no tocante ao direito à educação da criança pequena em relação às creches. Essas dissertações evidenciaram que a Educação Infantil a partir da promulgação da Constituição de 1988 e da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 apresentou avanços, no entanto, evidenciaram que ainda há muito a se fazer para que o direito à Educação Infantil seja garantido.

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Biografia do Autor

Ohrany Ramos Arruda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Acadêmica do 8º semestre do curso de Pedagogia/CPAN/UFMS

Edelir Salomão Garcia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora Associada CPAN/UFMS

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Arruda, O. R., & Garcia, E. S. (2020). A educação infantil nas dissertações do PPGE/CPAN/UFMS: o que os estudos revelam?. Horizontes - Revista De Educação, 9(16), 1–13. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13126

Edição

Seção

Dossiê - O que pode a Educação no contexto atual? Financiamento, Planejamento e Qualidade Social