Comprehensive education of the individual: a study of brazilian legislation
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v18i35.17458Keywords:
Comprehensive Education, Formation of the Person, Hermeneutics, Educational LawsAbstract
This documentary research has as its object the topic of Comprehensive Education, understood as the process of improvement that aims at human completeness, not necessarily related to an increase in school hours. The goal is to identify the characteristics of the concept of Comprehensive Education in Brazilian Constitutions, Decrees, ordinances and Laws. The theoretical foundation is based on the writings of philosophers Von Hildebrand (2020), Mounier (1974) and Sucupira Lins (2022, 2018, 2014). The methodology is based on Paul Ricoeur's hermeneutics (1988), which allows us to delve into the selected works in order to discover the author's real intentionality. The analysis of the legal documents led to the conclusion that there are indications as to the conception of Comprehensive Education present in Brazilian legislation.
Downloads
References
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução, textos adicionais e notas: Edson Bini. 4. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Edipro, 2020.
AZEVEDO, Fernando; et al. O Manifesto dos pioneiros da Educação Nova. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília: 65(110), p. 405-425, maio/ago, 1984.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da educação. Caminhos para elaborar uma proposta de Educação Integral em Jornada Ampliada: como ampliar tempos, espaços e oportunidades educativas para crianças, adolescentes e jovens aprenderem. Brasília, DF, 2011. (Série Mais Educação).
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Mais Educação: gestão intersetorial no território. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2009a. (Série Mais Educação).
BRASIL. Ministério da Educação. Educação integral: texto referência para o debate nacional. Brasília, DF, 2009b. (Série Mais Educação).
BRASIL. Decreto n° 6094 de de 24 de abril de 2007a. Disponível em: Decreto nº 6094 (planalto.gov.br) Acesso em: 19/08/23.
BRASIL. Portaria Normativa Interministerial n°17 de 24 de abril de 2007b. Disponível em: PORTARIA NORMATIVA INTERMINISTERIAL No- 20, DE 24 DE ABRIL DE 2007 (mec.gov.br) Acesso em: 19/08/ 23.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm Acesso em: 13/08/23.
BRASIL, Congresso Nacional. LDB - Lei n° 5692/71, de 11 de agosto de 1971. Disponível em: L5692 (planalto.gov.br) Acesso em: 13/08/23
BRASIL. Congresso Nacional. LDB - Lei n° 4024/61, de 20 de dezembro de 1961. Disponível em: L4024 (planalto.gov.br) Acesso em: 13/08/23
BRASIL. Constituição Federal de 1946a. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1940-1949/constituicao-1946-18-julho-1946-365199-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em: 13/08/23
BRASIL. Lei orgânica do ensino primário. Decreto-lei n° 8529 de 2 de janeiro de 1946b. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8529-2-janeiro-1946-458442-publicacaooriginal-1-pe.html Acesso em: 13/08/23
BRASIL. Lei orgânica do ensino secundário. Decreto-Lei n° 4244 de 9 a abril de 1942. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4244-9-abril-1942-414155-publicacaooriginal-1-pe.html Acesso em: 13/08/22
BRASIL. Decreto n° 981 de 8 de novembro de 1890. Disponível em: Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br) Acesso em: 13/08/23
BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827. Disponível em: LIM-15-10-1827 (planalto.gov.br) Acesso em: 13/08/23
BRASIL. Constituição Política do Império do Brasil de 25 de março de 1824. Disponível em: Constituição24 (planalto.gov.br) Acesso em: 13/08/23
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 4 ed. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
GADOTTI, Moacir. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. 2 ed. Piracicaba: Editora Unimep, 1999.
MACINTYRE, Alasdair. Depois da Virtude: um estudo em teoria moral. Tradução de Jussara Simões. 2. ed. Bauru SP: EDUSC, 2001.
MOUNIER, Emmanuel. O personalismo. Tradução de João Bénard da Costa. 3. ed. Santos: Livraria Martins Fontes, 1974.
RIBEIRO, Darcy. O livro dos CIEPs. Rio de Janeiro: Bloch, 1986.
RICOEUR, Paul. O Conflito das Interpretações. Tradução: M.F. Sá Correia. s/edição. Porto. Portugal: Editora RÉS, 1988.
SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem: numa série de cartas. Tradução de Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. 4 ed. São Paulo: Iluminuras, 2002.
SUCUPIRA LINS, Maria Judith Costa. Paradoxos do ser humano como desafio à educação. In: Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.14, N.34, p. 377-397, jan.-abril, 2022.
_____. Respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação. In: Revista Eletrônica Pesquiseduca , Volume 10, número 22, p.497-511, set.-dez. 2018.
______. Educação Integral e o Desenvolvimento da pessoa. In: Escola com corpo e alma: manual de Ética para pais, professores e alunos. 1ed. Curitiba, PR: CRV, 2014, v. 1, p. 135-144.
TEIXEIRA, Anísio. Uma experiência de educação primária integral no Brasil. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.38, n.87, jul./set. 1962. p. 21-33. Disponível em: www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/uma.html Acesso em: 13/08/23
VON HILDEBRAND, Dietrich. Ethics. Chicago. Franciscan Herald Press. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica História em Reflexão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.