As Relações de Gênero na Educação Física Escolar: Um Estudo de Revisão Bibliográfica

Autores

  • Juliana Soares da Silva Secretaria Municipal de Educação e Cultural de Manaus (SEMED/AM) Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (SEDUC/AM)

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v15i29.11902

Palavras-chave:

Gênero. Aprendizagem. Educação Física.

Resumo

Com a perspectiva de uma Educação Física escolar preocupada com a formação integral dos alunos e sobre a oportunidade de vivências múltiplas, sem preconceitos e com liberdade, faz-se uma reflexão acerca de oportunidades para meninos e meninas no contexto escolar. Essa reflexão torna-se necessária para compreendermos que reforços de estereótipos de masculino e feminino devem ser rompidos, logo que as aulas de Educação Física são momentos de contato, troca de experiências e de formação em todas as instâncias do ser humano. Uma aprendizagem significativa sem discriminação deve estar dentro da preocupação tanto de alunos como de professores. Portanto, o presente estudo visa analisar as relações de gênero na Educação Física escolar. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica no qual utilizou-se livros e artigos de duas bases de dados (Scielo e Google Acadêmico). Os resultados a partir de análise do referencial teórico indicam que a Educação Física escolar é marcada pelo fator biológico que reforça esteriótipos de gênero, que as relações entre gênero é bastante marcada pela exclusão do gênero feminino nas aulas e que o fator biológico é o principal citado quando se trata da divisão das turmas por gênero.

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Biografia do Autor

Juliana Soares da Silva, Secretaria Municipal de Educação e Cultural de Manaus (SEMED/AM) Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (SEDUC/AM)

Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade La Salle de Manaus. Pós-graduada em Neuropsicopedagogia e Pós-graduada em Treinamento Desportivo pela Uniasselvi de Palhoça. Formação Técnica de Vôlei de Praia (Nível 2) pela Confederação Brasileira de Voleibol. Professora de Educação Física do quadro efetivo - Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus e Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino.

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Publicado

30-06-2021

Como Citar

da Silva, J. S. (2021). As Relações de Gênero na Educação Física Escolar: Um Estudo de Revisão Bibliográfica. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 15(29), 232–246. https://doi.org/10.30612/rehr.v15i29.11902