Fluidez e porosidade territorial: o transporte rodoviário de passageiros como vetor da integração sul-americana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.19407

Palavras-chave:

América do Sul, Integração, Território, Transporte e redes

Resumo

O enlace entre território e regulação propicia a reflexão acerca da fluidez e porosidade territorial, par conceitual elucidativo para a análise da circulação, que se configura como um segmento relativamente autônomo dentro do processo geral de produção. Na América do Sul, nota-se uma miríade de atributos que torna complexa a apreensão das múltiplas dinâmicas da circulação internacional nesta porção continental. Diante de tais pressupostos, este artigo debate a fluidez e a porosidade territorial a partir da análise do transporte rodoviário internacional de passageiros. Este serviço público normatizado é um vetor da integração do território sul-americano, pois interliga diversas centralidades urbanas entre países por intermédio do uso da rede rodoviária que alberga fluxos internacionais. Para tanto, faz-se necessário observar os elementos da infraestrutura do sistema de movimento rodoviário, os aspectos normativos que regem a circulação internacional, a configuração das linhas rodoviárias internacionais operadas por diversas companhias de variados portes e níveis organizacionais, e também a estruturação de eixos de circulação.

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Biografia do Autor

Mónica Arroyo, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Geografia pela Universidad de Buenos Aires / Facultad de Filosofía y Letras (1981), mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo / PROLAM - Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina (1997) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2001). Atualmente é Professora no Departamento de Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo, do qual foi coordenadora de 2009 a 2011. Atua como professora visitante no curso de Doctorado e Maestría en Políticas Ambientales y Territoriales da Universidad de Buenos Aires. Foi membro do Comitê de Arquitetura, Demografia, Geografia e Turismo e Planejamento Urbano e Regional, no Comitê Assessor de Ciências Sociais e Aplicadas (CA-SA) do CNPq, de 2017 a 2020. Foi membro da Comissão de Avaliação de Pós-Graduação na área de Geografia da Capes, de 2011 a 2013 e de 2016 a 2017. Tem experiência em área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Econômica e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, regionalização, América Latina, usos do território, desigualdades socioespaciais.

Bruno Candido dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor e mestre em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e pesquisador do Laboratório de Geografia Política e Planejamento Territorial e Ambiental (LABOPLAN/USP). Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Grupo de Estudos sobre Transporte Urbano-Regional (GETUR) e do Grupo Rede Mobilidade Periferias (REDEMOPES) (UNIFESP).Tem experiência em Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, Geografia Urbana e Geografia dos Transportes. Atua nos seguintes temas: transporte coletivo rodoviário de passageiros, circulação regional, rede urbana e rede rodoviária, oligopolização, cidades médias e dinâmicas urbano-regionais.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Arroyo, M., & Santos, B. C. dos. (2024). Fluidez e porosidade territorial: o transporte rodoviário de passageiros como vetor da integração sul-americana. ENTRE-LUGAR, 16(31), 37–61. https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.19407

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Artigos