Territórios indígenas na América Latina: democratização, empreendimento social e organização econômica sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.18281

Palavras-chave:

Povos Indígenas, Democratização, Participação política, Direitos territoriais, Autogovernança

Resumo

O artigo analisa a participação política e social dos povos indígenas na América Latina, compreendida como o engajamento em processos decisórios formais e informais, incluindo eleições, movimentos sociais e outras formas de organização política que visam à defesa de seus direitos, à preservação de seus territórios e à construção de modelos de desenvolvimento autônomos e sustentáveis. O objetivo é examinar a relação entre essa participação, a preservação do território e a organização socioeconômica, destacando desafios e avanços. A metodologia adotada é qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica sistemática, abrangendo estudos publicados entre 2014 e 2024. Os resultados apontam para a importância do reconhecimento e respeito aos direitos territoriais e à autodeterminação dos povos indígenas, ressaltando a relevância do empreendimento social e da organização econômica sustentável como caminhos para o desenvolvimento, a preservação cultural e a proteção ambiental. O artigo também discute questões de desigualdade, exclusão e conflitos socioambientais enfrentados por esses povos, enfatizando a necessidade de políticas públicas que promovam a participação e o respeito à diversidade cultural.

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Biografia do Autor

Angelina Maria de Oliveira Licório, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte

Doutoranda em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS). Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (2014) e Mestrado em Direito pela Universidade de Marília (2000), graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Alta Paulista (1983) e em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administração de Tupã (1998). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo e Constitucional, e na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas e Empreendedorismo. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho Zona Norte. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia - GEPISA. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9532-8145

Diêgo Alexandre Duarte, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Bacharel em Ciências Econômicas (UNOPAR), Administração (UNIFAEL) e Comércio Exterior (ESTÁCIO). Técnico em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Especialista nas áreas de educação, direito e administração. Assessor de Desenvolvimento Institucional e Product Owner na Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) do Governo do Estado de Rondônia, onde atua com o framework Scrum, metodologias ágeis, planejamento estratégico e governança na administração pública.

Raquel da Silva Pereira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutora em Ciências Sociais (2003) e Mestre em Administração (1999), ambos pela PUC/SP. Especialista em Administração de Recursos Humanos, pela Escola Superior de Administração de Negócios - ESAN (1988) e Licenciada Plena por meio do Curso de Formação de Professores (ESQUEMA I) pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC/SP (1992). Bacharel em Administração de Empresas, pela Universidade São Judas Tadeu - USJT (1984).Desde março de 2008 atua como professora na graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). É professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/USCS), no qual foi Gestora durante dois períodos: entre maio de 2011 e julho de 2014 e entre janeiro de 2016 e junho de 2018. No PPGA desenvolve pesquisas e orienta dissertações e teses. Implantou e coordenou o Curso de Bacharelado em Administração, no SENAC/SP (abril/2007 a março/2008).Foi Diretora de Educação Continuada (julho a dezembro/2006), área de pós-graduação lato sensu, com 60 cursos, na Uninove. Foi Diretora de Departamento Acadêmico (julho/2000 a julho/2006), dirigindo os Cursos de Administração (Geral e Habilitações); Ciências Econômicas; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Secretariado Executivo; Hotelaria e Turismo. Coordenou cursos de Administração (Geral e Habilitações) entre janeiro/1999 e setembro/2000, na Uninove. Criou e formatou os primeiros Cursos Superiores de Formação Específicas (Sequenciais) do Brasil, os quais coordenou por mais de um ano. Atua como docente desde 1989 e pesquisa sobre Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Local, Políticas Públicas, Gestão Ambiental, Gestão de Resíduos Sólidos, Economia Circular, Sustentabilidade Socioambiental, Environmental, Social and Governance (ESG), Compras Públicas Sustentáveis, Cidades Sustentáveis, Negócios Sociais, Gestão de Pessoas e sobre Gestão no Ensino Superior. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa CNPq denominado GDS - Gestão para o Desenvolvimento Sustentável. Possui experiência de mercado na área administrativa, tendo atuado em organizações como Banco Itaú S/A, Perdigão Alimentos S/A e Banco Mercantil de São Paulo, dentre outras. Desenvolve conteúdos de disciplinas a serem ministrados a distância. É autora de livros, capítulos de livros e artigos nacionais e internacionais. Desenvolveu projetos de pesquisa financiados pela CAPES, pela FAPESP e pelo CNPq. É avaliadora de processos submetidos à CAPES. Participou da Comissão de Avaliação dos pedidos de reconsideração dos programas de stricto sensu da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES, em 2022. É membro do Conselho Assessor do Núcleo Brasil do CRECES - Centro Regional para a Cooperação em Educação Superior na América Latina e Caribe. ResearcherID: http://www.researcherid.com/rid/F-5827-2016 e ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6656-080X

Dércio Bernardes de Souza, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professor do Magistério Superior na Fundação Universidade Federal de Rondônia, Câmpus José Ribeiro Filho, Porto Velho, estado de Rondônia, Brasil. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Maringá UEM. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia UNIR, Doutor em Agronegócios pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios CEPAN da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Pós-Doutorando em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Na UNIR estou lotado no Departamento Acadêmico de Administração, atuando no curso de Bacharelado em Administração, Especialização em Gestão Pública Municipal EAD e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA (Mestrado Acadêmico), onde estou como Coordenador da Linha de Pesquisa Gestão da Produção, Economia e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia. É pesquisador no Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia CEDSA. Tem experiência na área de Administração com foco em Tecnologia, Inovação e Competitividade; Produção e Sustentabilidade; Agronegócios.

Osmar Siena, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Engenharia de Produção (2002) e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1993), Brasil (BR). Graduado em Física pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1980), Brasil (BR). É professor de carreira da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Brasil, desde 1983, atualmente na Classe Titular, atuando como docente e pesquisador do Curso de Graduação e de Mestrado em Administração e Docente do Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS). Desenvolve trabalhos com foco nas temáticas: Inovação e Sustentabilidade, Indicadores de Sustentabilidade, Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas, Políticas Públicas e Desenvolvimento da Justiça e justiça socioambiental. Na atividade docente atua nas disciplinas: Metodologia da Pesquisa, Políticas Públicas e Acesso á Justiça, Indicadores de Desenvolvimento Sustentável e Inovação e Sustentabilidade. Nos últimos anos desenvolveu e coordenou projetos de pesquisa sobre: indicadores de sustentabilidade, Políticas Públicas e Acesso á Justiça, Conflitos Socioambientais, Políticas Públicas e Desenvolvimento sustentável. Líder do Grupo de Pesquisa "Centro de Estudos para o Desenvolvimento Regional" (CDR/UNIR). Possui publicações em periódicos de reconhecida qualidade, voltadas para a discussão de indicadores de sustentabilidade, ambientalismo na Amazônia, Unidades de Conservação na Amazônia e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Gestão Acadêmica e Administrativa. Na Universidade Federal de Rondônia ? UNIR (BR) já exerceu as funções de: Coordenador do Mestrado em Administração (2010 a 2012); Pró-Reitor de Graduação (1986-1988), Diretor de Unidade Acadêmica (1988-1989); Pró-Reitor de Planejamento (1994; 2003-2006; 2012-2016) e Reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR - Brasil) (1994-1998).

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

de Oliveira Licório, A. M., Alexandre Duarte, D., da Silva Pereira, R., Bernardes de Souza, D., & Siena, O. (2024). Territórios indígenas na América Latina: democratização, empreendimento social e organização econômica sustentável. ENTRE-LUGAR, 16(31), 213–231. https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.18281

Edição

Seção

Artigos