A escola e o território como sentido dos Territórios Etnoeducacionais – TEE: aspectos de conformismo e resistência no TEE Cone Sul (MS)
DOI:
https://doi.org/10.30612/rel.v14i27.16276Palavras-chave:
Etnoterritório, Território, Geografia Indígena, Escola Indígena, Educação Escolar IndígenaResumo
O texto apresenta como foi a criação dos etnoterritórios brasileiros dando ênfase ao etnoterritório Cone Sul/MS, onde vivem etnias Guarani e Kaiowá. Tem como objetivo descrever como essa política educacional atende às demandas dos povos originários em consonância com a Constituição Cidadã de 1988, bem como os movimentos contínuos de luta e resistência pela manutenção de uma educação escolar indígena diferenciada, intercultural e bilíngue. Constatamos que diante da realidade distinta das escolas nas diversas aldeias no etnoterritório Cone Sul, diante da conquista e dos avanços dessa política educacional, a luta pela conquista da total autonomia ainda encontra-se em construção.
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