O ensino de Geografia em Escolas do Campo em Dourados (MS), o olhar dos professores de Geografia, discurso e pratica
DOI:
https://doi.org/10.30612/rel.v13i25.14805Palavras-chave:
Professores de Geografia - Educação do Campo – Discurso, Teoria e Prática.Resumo
Este artigo é parte da pesquisa de dissertação do mestrado que me proporcionou uma análise das chamadas Escolas do/no Campo que foram instaladas no Estado do Mato Grosso do Sul, fundamentalmente nos municípios de Dourados, a partir de 2011. Buscamos identificar como o ensino de geografia se desenvolve no interior dessas escolas. Para isso foi preciso analisar o modo como a geografia, enquanto disciplina do currículo escolar, vem sendo pensada e trabalhada, sob a perspectiva dos professores e gestores escolares. Nesse sentido, embora sejam todas escolas do campo, verificamos que em sua maioria são ainda escolas no campo. Aspectos, contudo, que não desqualificam a existência dessas escolas, nem mesmo o trabalho dos professores de geografia que nela trabalham; antes pelo contrário, reforçam a necessidade de pesquisas e diálogos visando caminhar para construção de uma escola do campo e de uma geografia para as escolas do campo, sob a perspectiva da valorização do modo de viver campesino e não do lucro.
Downloads
Referências
ABREU, Silvana de. Uma análise da noção de espaço e sociedade do professor de Geografia de 1º grau: formação, discurso e prática. Campo Grande: UFMS,1983. (Dissertação de mestrado).
ALMEIDA, C. S. O Ensino da Geografia na Educação do/no Campo: Teorias e Práticas. Monografia apresentada no Curso de Geografia – UFGD (2017) para obtenção do grau de licenciatura em Geografia.
CAMACHO, Rodrigo Simão. A Geografia no contexto da Educação do campo: Construindo o conhecimento geográfico com os movimentos camponeses. Revista
Percurso – NEMO, Maringá, v. 3, n. 2, 2011.
COSTA, Cláudia Lúcia da, e SANTOS, Rosselvelt José dos. Ensino de Geografia no Campo: A importância do lugar no processo de ensino – Aprendizagem. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA – ENPEG, 2009, Porto Alegre, Rio Grande do Sul: Liber, 2009.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 2011.
SANDES, André Barreto e COSTA, João Marcio Resende. Ensino da Geografia em escolas do campo. In: I SIMPÓSIO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA E XI SEMANA DE GEOGRAFIA DA UESB, 2013, Vitória da Conquista. Bahia: Liber, 2013.
VESENTINI, José Willian. Para uma geografia crítica na escola. São Paulo: Ática, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).