Professores de Geografia e os estudantes com DI: entre a inclusão e a prática de ensino, nas escolas municipais – Dourados (MS)
DOI:
https://doi.org/10.30612/rel.v13i26.14499Palavras-chave:
Deficiência Intelectual, Ensino de Geografia, Professores de Geografia, Políticas Inclusivas, Dourados-MSResumo
O presente texto faz parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado realizada no ano de 2019 e defendida no ano de 2021, no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG/UFGD). A pesquisa teve como um dos objetivos, compreender como é o dia a dia de ensino em sala de aula de professores de geografia que possuem alunos com Deficiência Intelectual em suas turmas. A pertinência deste trabalho se dá pelo fato de o direito à educação para o aluno com DI nas escolas regulares ter se iniciado a partir da Política Nacional de Educação Especial/2008 e Lei Brasileira de Inclusão/2015, que juntas trouxeram visibilidade e dignidade para aqueles que anteriormente viviam segregados em instituições filantrópicas ou classes especiais. Dessa maneira, destacamos nesse artigo aspectos sobre o ensino de geografia e a opinião de professores das escolas municipais de Dourados-MS que relatam suas experiências acerca da inclusão dos estudantes que têm Deficiência Intelectual e das práticas que desenvolvem nos processos de ensino-aprendizagem envolvendo os estudantes com DI e demais alunos sem deficiência.
Downloads
Referências
ABREU, S. Uma análise da noção do espaço e sociedade do professor de geografia de 1º grau: formação, discurso e prática. Dissertação (Mestrado em Educação). Campo Grande- MS: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), 1993.
______. Formação do Professor de Geografia: construindo conhecimento, consolidando práticas. Aspectos da relação ensino-aprendizagem. In: ANDRES, J.; FRANCISCHETT, M. N.; AGUIAR, W. G. (Orgs). Ensino de Geografia: abordagens sobre representações geocartográficas e formação do professor. Cascavel: EDUNIOESTE, 2012, p. 11-48.
ALMEIDA, R. D. A propósito da questão teórica metodológica sobre o ensino de Geografia. Terra Livre: São Paulo, v. 8, 1991, p. 83-90.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 25 mai. 2019.
______. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação, Secretária de Educação Especial, Brasília, 2008.
______. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). BRASIL, DF, 362.4. ed. p. 01-60. Disponível em: http://www.pcdlegal.com.br/lbi/wpcontent/themes/pcdlegal/media/downloads/lbi_simp les.pdf#.XW8aiVRKi70. Acesso em: 25 mai. 2019.
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base> Acesso em: 22 de mai. de 2019.
CALLAI, H. C. A Geografia e a escola: muda a Geografia a Geografia? Muda o Ensino? Terra Livre, São Paulo, n. 16, 2001, p. 133-152.
CAVALCANTI, L. de S. A Geografia e a Realidade Escolar Contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em movimento - Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.
DIAS, D. C. G. da S. A Inclusão dos alunos com Deficiência Intelectual nas escolas regulares e as dificuldades dos Professores de Geografia: Trabalho completo. Anais do V Congresso de Educação da Grande Dourados: “O que pode a educação no contexto atual? Financiamento, Planejamento e Qualidade Social”. UFGD. Dourados (MS), 2019, p. 1292-1302.
KAERCHER, N. A. O gato comeu a geografia crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de geografia. In. PONTUSCHKA, N. N., OLIVEIRA, A. U. de (org.), Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2002, p. 221-228.
KAERCHER, N. A. A geografia escolar: gigante de pés de barro comendo pastel de vento num fast-food? Revista Terra Livre, n. 28. Presidente Prudente: 2007, p. 27-44.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015, 95 p.
RIBEIRO, R. S.; MACHADO S. M. M. A Geografia da inclusão ou a inclusão na Geografia. In: NOGUEIRA, Ruth Emília (Org). Geografia e inclusão escolar: teorias e práticas. Florianópolis: Edições do Bosque/CFH/UFSC, 2016, cap. 7, p. 153-175.
SANTOS. J. R.; NUNES F. G. O Aluno Surdo na aula de Geografia: alguns elementos para reflexão sobre a inclusão. In: NUNES G. F. (org). Ensino de Geografia: novos olhares e práticas. Dourados-MS: UFGD, 2011, p. 101-128.
VICENTE, T. R. O Ensino de Geografia no Contexto da Inclusão Educacional. São Paulo: Universidade de São Paulo – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2015. 117p. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana). Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-19012017-134820/publico/2016_TatianaRoncadorVincente_VOrig.pdf. Acesso em: 19 nov. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).