Professores de Geografia e os estudantes com DI: entre a inclusão e a prática de ensino, nas escolas municipais – Dourados (MS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rel.v13i26.14499

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Ensino de Geografia, Professores de Geografia, Políticas Inclusivas, Dourados-MS

Resumo

O presente texto faz parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado realizada no ano de 2019 e defendida no ano de 2021, no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG/UFGD). A pesquisa teve como um dos objetivos, compreender como é o dia a dia de ensino em sala de aula de professores de geografia que possuem alunos com Deficiência Intelectual em suas turmas. A pertinência deste trabalho se dá pelo fato de o direito à educação para o aluno com DI nas escolas regulares ter se iniciado a partir da Política Nacional de Educação Especial/2008 e Lei Brasileira de Inclusão/2015, que juntas trouxeram visibilidade e dignidade para aqueles que anteriormente viviam segregados em instituições filantrópicas ou classes especiais. Dessa maneira, destacamos nesse artigo aspectos sobre o ensino de geografia e a opinião de professores das escolas municipais de Dourados-MS que relatam suas experiências acerca da inclusão dos estudantes que têm Deficiência Intelectual e das práticas que desenvolvem nos processos de ensino-aprendizagem envolvendo os estudantes com DI e demais alunos sem deficiência.

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Biografia do Autor

Dayane Caroline Gomes da Silva Dias, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Formada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal da Grande Dourados 2017. Mestre em geografia pela mesma universidade em 2021. Especialização em educação Especial pela Universidade Futura do Brasil.

Silvana de Abreu, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Professora Titular. Tem experiência na área de Geografia e Educação. Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2001). Professora Programa de Pós-Graduação Geografia/UFGD. Pesquisa planejamento de governos e politicas de desenvolvimento e inclusão social, em todos níveis, mas sobretudo os impactos no Mato Grosso do Sul.  Participou de agosto de 2014 a agosto de 2019 como coordenadora do Programa de Iniciação a Docência - Geografia (PIBID/UFGD).  Coordenadora do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad/2012-2013). 

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Dias, D. C. G. da S., & Abreu, S. de. (2022). Professores de Geografia e os estudantes com DI: entre a inclusão e a prática de ensino, nas escolas municipais – Dourados (MS). ENTRE-LUGAR, 13(26), 39–60. https://doi.org/10.30612/rel.v13i26.14499

Edição

Seção

Artigos