A leitura da obra de José J. Veiga e a construção de saberes geográficos no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30612/el.v8i15.7299Palavras-chave:
Prática de leitura. Juventude. Ambiente escolar. Geografia. Literatura.Resumo
A leitura é uma prática social carregada de sentido espaço-temporal e se modifica de acordo com os novos conteúdos sociais e com as trajetórias socioespaciais dos sujeitos leitores. Numa sociedade marcada pelo discurso do conhecimento, da ciência e da tecnologia, dominar determinados códigos linguísticos e exercitar a leitura associativa e cumulativa tornou-se algo imprescindível. Isso sugere problematizar as práticas de leitura, uma vez que esta habilidade é golpeada por um mundo atravessado pela fragmentação da vida cotidiana, pela força das redes e pela imposição do consumo, sobretudo nos espaços metropolitanos. Estas indicações recomendam que a juventude contemporânea desenvolve novas experiências com universo da leitura e da escrita. Com isso, se propõe interpretar a relação entre Geografia e Literatura, através da análise da leitura geográfica que os alunos do Ensino Fundamental do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicados à Educação, da Universidade Federal do Goiás (CEPAE/UFG), realizaram do conto “A Máquina Extraviada”, de José J. Veiga. A metodologia empregada consistiu na aplicação de atividade de leitura e escrita em sala de aula, com posterior análise dos textos produzidos pelos alunos.Downloads
Referências
AURORA NETA, Maria. Jovens leituras e jovens leitores. In.: SANTOS, A. P. et al. Leitura, Espaço e Sujeito. Goiânia: FIC/FUNAPE/LABOTER, 2014.
BRAGA, Helaine da Costa; ALMEIDA, Maria Geralda. A interface da geografia com a literatura: reflexões sobre fundamentos teóricos e metodológicos. In.: SANTOS, A. P. et al. Leitura, Espaço e Sujeito. Goiânia: FIC/FUNAPE/LABOTER, 2014.
CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas de leitura. Trad. Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 1996. pp. 77-105.
______. Textos, impressos, leituras. In.: ______. A história cultural: entre práticas e representações. Trad. M. Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990. pp. 121-139.
CHAVEIRO, Eguimar Felício; CALAÇA, Manuel. A dinâmica demográfica do Cerrado: o território goiano apropriado e cindido. In.: GOMES, Horieste (Org.). Universo do Cerrado. Goiânia: Ed. da UCG, 2008.
ECO, Umberto. O leitor-modelo. In.: ______. Lector in fabula: a cooperação interpretativa nos textos narrativos. Trad. Attílio Cancian. São Paulo: 1986. pp. 35-51.
FOUCAULT, Michel. Resumo do curso. In.: ______. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). Trad. Márcio A. Fonseca e Salma T. Nuchail. 3ª ed. São Paulo: WMF Martinsfontes, 2010. pp. 441-454.
LUSTOSA, Isabel. Conversa com Roger Chartier (2004). Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/diretorio-academico/conversa-com-roger-chartier/> Acesso em: 10 nov. 2015.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
______. À mesa com o Chapeleiro Maluco: ensaios sobre corvos e escrivaninhas. Trad. Josely Vianna Baptista. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. O inteligível, o interpretável e o compreensível. In.: ______. Discurso e leitura. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SANTOS, A. P.; CHAVEIRO, E. F.; VILELA, B. P. Espaço e leituras fragmentadas: construção de leitores e preconceitos em leitura. In.: SANTOS, A. P. et al. Leitura, Espaço e Sujeito. Goiânia: FIC/FUNAPE/LABOTER, 2014.
SANTOS, Milton. Por outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 17. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
SOUZA, Agostinho P. de. Um olhar crítico sobre o nosso tempo: uma leitura da obra de José J. Veiga. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990.
VEIGA, José J. A hora dos ruminantes. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
______. A máquina extraviada. In.: ______. A máquina extraviada. Rio de Janeiro: Prelo, 1968. pp. 93-97.
WOLF, Maryanne; BARZILLAI, Mirit. Th e Importance of Deep Reading (2009).<https://www.mbaea.org/documents/resources/Educational_Leadership_Article_The__D87FE2BC4E7AD.pdf> Acesso em: 10 nov. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).