Para além das prescrições: os sujeitos na conformação da cadeira de gymnastica (Belo Horizonte, 1910-1918)

Autores

  • Andrea Moreno Universidade Federal da Grande Dourados
  • Gyna de Ávila Fernandes

Palavras-chave:

Educação Física. Ginástica. Disciplina.

Resumo

O objetivo desse artigo é contar como a cadeira de gymnastica foi sendo constituída na formação de professoras na Escola Normal Modelo de Belo Horizonte, no período de 1910 a 1918. Especificamente focamos no papel dos sujeitos nessa conformação, através da presença das duas professoras que estiveram à frente da cadeira de gymnastica no período estudado: a professora Aurélia Olintho e a professora Lucia Joviano. Percebe-se que estas atuaram de maneira decisiva na composição de saberes, tempos e espaços da gymnastica. A primeira desenvolveu estratégias de consolidação da disciplina e a segunda mostrou-se uma mediadora importante que, num dado momento, ajudou a realizar uma inflexão surpreendente nos conteúdos da cadeira de gymnastica na formação de professoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Disciplinas escolares: história e pesquisa. In: TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurélio; RANZI, Serlei Maria Fischer (orgs) História das Disciplinas Escolares no Brasil: contribuições para o debate, Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2003.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos pardieiros aos palácios: forma e cultura escolares em Belo Horizonte (1906/1918). Passo Fundo: UPF, 2000.

FARIA FILHO. Cultura escolar e cultura urbana: perspectivas de pesquisa em história. In: Libânia Nacif Xavier; Marta Maria Chagas de Carvalho; Ana Waleska Mendonça, Jorge Luiz da Cunha. (Org.). Escola, culturas e saberes. Rio de Janeiro: FGV, 2005, p. 29-37.

FERNANDES, Gyna de Ávila. Competente sportswoman e dedicada professora: Lucia Joviano e a gymnastica no ensino normal (1910-1932). Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação, UFMG; 2013.

GOODSON, I. Historia del curriculum. Barcelona, Pomares-Corredor, 1995.

GOELNER, Silvana Vilodre. Bela, maternal e feminina: imagens da mulher na Revista Educação Physica. Ed. Unijuí, 2003.

GOMES, Angela Maria de Castro. Essa gente do Rio...: modernismo e nacionalismo. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getulio Vargas, 1999.

JULIÃO, Letícia. Belo Horizonte: itinerários da cidade moderna (1891-1920). Dissertação de mestrado, FAFICH/UFMG, Belo Horizonte, 1992.

LINHALES, Meily Assbú. A escola, o esporte e a "energização do caráter": projetos culturais em circulação na Associação Brasileira de Educação (1925-1935). Tese de doutorado, FaE/UFMG, Belo Horizonte, 2006.

MORENO, Andrea; SEGANTINI, Verona Campos; FERNANDES, Gyna de Ávila; JESUS, Luciano Jorge. “Gesticulação nobre, sympathica e attitude digna”: educação do corpo na formação de professoras (Escola Normal Modelo da Capital, Belo Horizonte, 1906-1930). Revista Brasileira de História da Educação, Campinas-SP, v. 12, n. 1 (28), p. 221-242,

jan./abr. 2012.

VAGO, Tarcisio Mauro. Da ortopedia à eficiência dos corpos: a gymnastica e as exigências da vida moderna (Minas Gerais, 1920-19130). In: VAGO, Tarcisio Mauro. História de Educação Física na escola. Belo Horizonte: Mazza edições, 2010.

VAGO, Tarcísio Mauro. Cultura escolar, cultivo de corpos: educação physica e gymnastica como práticas constitutivas de corpos de crianças no ensino público primário de Belo Horizonte (1906-1920). Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2002.

VAGO, T. M. A escolarização da gymnastica nas escolas normais de Minas Gerais. In: Amarílio Ferreira Neto. (Org.). Pesquisa Histórica em Educação Física. Vitória: Centro de Educação Física e Desportos da UFES, 1997, v. 2, p. 33-58.

VEIGA, Cinthya Greive. Cidadania e educação na trama da cidade: a construção de Belo Horizonte em fins do seculo XIX. Bragança Paulista: EDUSF, 2002, p. 347.

Legislação

Minas Gerais. Lei nº 439, de 28 de setembro de 1906. Autoriza o governo a reformar o ensino primário, normal e superior do estado e dá outras providências.

Minas Gerais. Decreto nº 2836, de 31 de maio de 1910. Approva o regulamento que reorganiza as escolas normaes do estado.

Minas Gerais. Decreto nº 4139, de 3 de março de 1914. Approva os programmas da Escola Normal da Capital para o anno lectivo de 1914.

Minas Gerais. Decreto 4537, de 1 de março de 1916. Approva os programmas de ensino para as escolas normaes Modelo, regionaes e equiparadas do Estado.

Revistas e Jornais

Jornal Minas Gerais, 3 de junho de 1910.

Jornal Minas Gerais, 25 de Abril de 1914.

Jornal Minas Gerais, 4 de junho de 1914.

Jornal Minas Gerais, 9 de julho de 1914.

Jornal Minas Gerais, 22 de novembro de 1916.

Jornal Minas Gerais, 01 e 02 de julho de 1918.

Revista FOOT-BALL. Bello Horizonte, 13 de setembro de 1917.

Documentos institucionais

Programmas da Escola Normal de Bello Horizonte para o anno lectivo de 1911, aprovados pela Congregação, em 25 de fevereiro de 1911. Belo Horizonte, Imprensa Official do Estado de Minas Gerais.

Livro de Registros Gerais 1917; Instituto de Educação, Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2017-01-03

Como Citar

MORENO, Andrea; FERNANDES, Gyna de Ávila. Para além das prescrições: os sujeitos na conformação da cadeira de gymnastica (Belo Horizonte, 1910-1918). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 18, p. 19–30, 2017. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5887. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA: HISTÓRIA, INSTITUIÇÕES E QUESTÕES ACADÊMICAS