Para além das prescrições: os sujeitos na conformação da cadeira de gymnastica (Belo Horizonte, 1910-1918)

Auteurs

  • Andrea Moreno Universidade Federal da Grande Dourados
  • Gyna de Ávila Fernandes

Mots-clés :

Educação Física. Ginástica. Disciplina.

Résumé

O objetivo desse artigo é contar como a cadeira de gymnastica foi sendo constituída na formação de professoras na Escola Normal Modelo de Belo Horizonte, no período de 1910 a 1918. Especificamente focamos no papel dos sujeitos nessa conformação, através da presença das duas professoras que estiveram à frente da cadeira de gymnastica no período estudado: a professora Aurélia Olintho e a professora Lucia Joviano. Percebe-se que estas atuaram de maneira decisiva na composição de saberes, tempos e espaços da gymnastica. A primeira desenvolveu estratégias de consolidação da disciplina e a segunda mostrou-se uma mediadora importante que, num dado momento, ajudou a realizar uma inflexão surpreendente nos conteúdos da cadeira de gymnastica na formação de professoras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Disciplinas escolares: história e pesquisa. In: TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurélio; RANZI, Serlei Maria Fischer (orgs) História das Disciplinas Escolares no Brasil: contribuições para o debate, Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2003.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos pardieiros aos palácios: forma e cultura escolares em Belo Horizonte (1906/1918). Passo Fundo: UPF, 2000.

FARIA FILHO. Cultura escolar e cultura urbana: perspectivas de pesquisa em história. In: Libânia Nacif Xavier; Marta Maria Chagas de Carvalho; Ana Waleska Mendonça, Jorge Luiz da Cunha. (Org.). Escola, culturas e saberes. Rio de Janeiro: FGV, 2005, p. 29-37.

FERNANDES, Gyna de Ávila. Competente sportswoman e dedicada professora: Lucia Joviano e a gymnastica no ensino normal (1910-1932). Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação, UFMG; 2013.

GOODSON, I. Historia del curriculum. Barcelona, Pomares-Corredor, 1995.

GOELNER, Silvana Vilodre. Bela, maternal e feminina: imagens da mulher na Revista Educação Physica. Ed. Unijuí, 2003.

GOMES, Angela Maria de Castro. Essa gente do Rio...: modernismo e nacionalismo. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getulio Vargas, 1999.

JULIÃO, Letícia. Belo Horizonte: itinerários da cidade moderna (1891-1920). Dissertação de mestrado, FAFICH/UFMG, Belo Horizonte, 1992.

LINHALES, Meily Assbú. A escola, o esporte e a "energização do caráter": projetos culturais em circulação na Associação Brasileira de Educação (1925-1935). Tese de doutorado, FaE/UFMG, Belo Horizonte, 2006.

MORENO, Andrea; SEGANTINI, Verona Campos; FERNANDES, Gyna de Ávila; JESUS, Luciano Jorge. “Gesticulação nobre, sympathica e attitude digna”: educação do corpo na formação de professoras (Escola Normal Modelo da Capital, Belo Horizonte, 1906-1930). Revista Brasileira de História da Educação, Campinas-SP, v. 12, n. 1 (28), p. 221-242,

jan./abr. 2012.

VAGO, Tarcisio Mauro. Da ortopedia à eficiência dos corpos: a gymnastica e as exigências da vida moderna (Minas Gerais, 1920-19130). In: VAGO, Tarcisio Mauro. História de Educação Física na escola. Belo Horizonte: Mazza edições, 2010.

VAGO, Tarcísio Mauro. Cultura escolar, cultivo de corpos: educação physica e gymnastica como práticas constitutivas de corpos de crianças no ensino público primário de Belo Horizonte (1906-1920). Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2002.

VAGO, T. M. A escolarização da gymnastica nas escolas normais de Minas Gerais. In: Amarílio Ferreira Neto. (Org.). Pesquisa Histórica em Educação Física. Vitória: Centro de Educação Física e Desportos da UFES, 1997, v. 2, p. 33-58.

VEIGA, Cinthya Greive. Cidadania e educação na trama da cidade: a construção de Belo Horizonte em fins do seculo XIX. Bragança Paulista: EDUSF, 2002, p. 347.

Legislação

Minas Gerais. Lei nº 439, de 28 de setembro de 1906. Autoriza o governo a reformar o ensino primário, normal e superior do estado e dá outras providências.

Minas Gerais. Decreto nº 2836, de 31 de maio de 1910. Approva o regulamento que reorganiza as escolas normaes do estado.

Minas Gerais. Decreto nº 4139, de 3 de março de 1914. Approva os programmas da Escola Normal da Capital para o anno lectivo de 1914.

Minas Gerais. Decreto 4537, de 1 de março de 1916. Approva os programmas de ensino para as escolas normaes Modelo, regionaes e equiparadas do Estado.

Revistas e Jornais

Jornal Minas Gerais, 3 de junho de 1910.

Jornal Minas Gerais, 25 de Abril de 1914.

Jornal Minas Gerais, 4 de junho de 1914.

Jornal Minas Gerais, 9 de julho de 1914.

Jornal Minas Gerais, 22 de novembro de 1916.

Jornal Minas Gerais, 01 e 02 de julho de 1918.

Revista FOOT-BALL. Bello Horizonte, 13 de setembro de 1917.

Documentos institucionais

Programmas da Escola Normal de Bello Horizonte para o anno lectivo de 1911, aprovados pela Congregação, em 25 de fevereiro de 1911. Belo Horizonte, Imprensa Official do Estado de Minas Gerais.

Livro de Registros Gerais 1917; Instituto de Educação, Belo Horizonte.

Téléchargements

Publiée

2017-01-03

Comment citer

MORENO, Andrea; FERNANDES, Gyna de Ávila. Para além das prescrições: os sujeitos na conformação da cadeira de gymnastica (Belo Horizonte, 1910-1918). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 18, p. 19–30, 2017. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5887. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA: HISTÓRIA, INSTITUIÇÕES E QUESTÕES ACADÊMICAS