Um diálogo das teorias curriculares com a história da matemática em quadrinhos
Palavras-chave:
História da Matemática. História em quadrinhos. Teorias curriculares.Resumo
Trata de uma investigação qualitativa, que possui como objetivo incentivar a utilização da História da Matemática como instrumento mediador para o ensino e a aprendizagem através dos quadrinhos e como isto se dá no decorrer das décadas com as teorias curriculares que existiram. Para compor a fundamentação teórica, operacionaliza três movimentos. Primeiramente, a busca de elementos sobre as Histórias da Matemática como recurso pedagógico a serem utilizados em sala de aula, através do aporte fornecido pelos estudos de Miguel (1997). No segundo movimento, referenciado por Lovetro (2011) e Vergueiro (2010), averigua o desenvolvimento histórico dos quadrinhos e a sua utilização pedagógica. Por fim, realiza um sobrevôo sobre as teorias curriculares, fundamentado por Silva (2010) e Hornburg& Silva (2007), e as suas mesclas com a inclusão dos quadrinhos na sala de aula. Com isso, aposta-se na História da Matemática em quadrinhos como uma forma possível à prática professoral bem sucedida no ensino fundamental.Downloads
Referências
BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blücher – Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FREITAS, Wellinson C.; CARVALHO, Liceu L.; GUTIERRE, Liliane dos Santos. O uso da história da matemática como recurso pedagógico na educação de jovens e adultos: uma experiência exitosa. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. Anais do XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011.
HORNBURG, Nice; SILVA, Rúbia. Teorias sobre currículo: uma análise para compreensão e mudança. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG. Vol. 3, n. 10, p. 61-66, jan.- jun./2007. ISSN 1807-2836.
LOVETRO, José Alberto. Quadrinhos além dos gibis. In: História em quadrinhos: um recurso de aprendizagem. Salto para o futuro. Ano XXI, boletim 01, abril/2011. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/181213historiaemquadrinhos.pdf. Acesso em: 30 maio 2012.
MARIN, Bianca; PINHEIRO, Nilcéia A. M. A História da Matemática como recurso didático no ensino da Álgebra linear e Geometria analítica.In: XV SICITE, 2010, Cornélio Procópio. XV SICITE. Curitiba: UTFPR, 2010. v. 1. p. 1-4.
MIGUEL, Antônio. As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão:argumentos reforçadores e questionadores. In: Zetetikê– CEMPEM – FE/UNICAMP, v. 5, n. 8, p. 73-105. 1997.
PAVANELO, Regina Maria. O abandono no ensino da Geometria: uma visão histórica. 1989. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
VAILATI, J. S.; PACHECO, E. R. Usando a História da Matemática no ensino da Álgebra. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2011.
VERGUEIRO, Waldomiro. O uso das HQs no ensino. In: Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010. p. 7-30.