Ciência e políticas: análise do programa Ciência Sem Fronteiras a partir da perspectiva Gramsciana

Autores

  • Cezar Luiz de Mari UFV
  • Lara Carlette Thieng UFV

Palavras-chave:

Ciência. Gramsci. Política Pública.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de ciência a partir do pensamento gramsciano e tem como enfoque analítico o Programa Ciências Sem Fronteiras -CsF-(2001-2014). Partimos do entendimento que tal programa traz consigo os ideários postos sobre a ciência ao longo dos tempos e se configura enquanto materialização de tendências atuais sobre o lugar e a função do Ensino Superior na produção de conhecimentos diante das perspectivas sócio históricas dos países centrais e periféricos. Neste sentido, em um primeiro momento, trabalhamos com a noção de ciência em Gramsci e, em um segundo momento, analisamos o documento oficial de implementação do CsF do ponto de vista dos objetivos e da concepção de científica proposta. Consideramos que tal programa se apresenta como tendência geral da política de internacionalização, podendo levantar novas perspectivas de ordem pragmática no reforço de alguns setores produtivos, sem garantir, com isso, um diferencial significativo para o campo do trabalho ou para a ampliação de novos campos de conhecimento, além de indicar um reforço de ideologização científica, sem o acompanhamento de uma leitura ampliada de sociedade.

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Referências

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Publicado

2015-09-04

Como Citar

DE MARI, Cezar Luiz; THIENG, Lara Carlette. Ciência e políticas: análise do programa Ciência Sem Fronteiras a partir da perspectiva Gramsciana. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 11, p. 39–56, 2015. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/4360. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ O PENSAMENTO DE GRAMSCI NA ATUALIDADE: FERRAMENTAS PARA A COMPREENSÃO DA REALIDADE