Memorial descritivo

o ofício da docência e o ingresso faculdade de educação: encontros, partilhas e aprendizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.2.19716

Palavras-chave:

Habitus, Campo, Docência

Resumo

O presente artigo visa reconstituir a minha vida acadêmica até o ingresso na Faculdade de Educação como docente, em um momento festivo, em que a IES comemora os cinquenta e cinco anos de formação de professores e professoras. Essa escrita advém de um memorial realizado no ato de ingresso no Concurso Público na FE. Nesse sentido, a contribuição desse texto é contextualizar como as escolhas acadêmicas vieram ao encontro do trabalho que desenvolvo na atualidade. Trata-se de um relato autobiográfico, ao qual insiro a minha trajetória a partir das concepções de habitus e campos em Pierre Bourdieu, que foi o pioneiro com a obra “Esboço de autoanálise” (2005), que inspirou muitos leitores a dedicar-se às autobiografias. Então, a questão que move nesse texto é em torno dessas questões: formação, ofício e docência.

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Biografia do Autor

Amone Inácia Alves, Universidade Federal de Goiás

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Referências

BOURDIEU, P. Esboço de autoanálise. Tradução: Sergio Miceli. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

ALVES, Amone Inácia. Memorial descritivo: o ofício da docência e o ingresso faculdade de educação: encontros, partilhas e aprendizado. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. esp.2, p. e024031, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14iesp.2.19716. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/19716. Acesso em: 5 dez. 2025.