Memorial descritivo
o ofício da docência e o ingresso faculdade de educação: encontros, partilhas e aprendizado
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.2.19716Palavras-chave:
Habitus, Campo, DocênciaResumo
O presente artigo visa reconstituir a minha vida acadêmica até o ingresso na Faculdade de Educação como docente, em um momento festivo, em que a IES comemora os cinquenta e cinco anos de formação de professores e professoras. Essa escrita advém de um memorial realizado no ato de ingresso no Concurso Público na FE. Nesse sentido, a contribuição desse texto é contextualizar como as escolhas acadêmicas vieram ao encontro do trabalho que desenvolvo na atualidade. Trata-se de um relato autobiográfico, ao qual insiro a minha trajetória a partir das concepções de habitus e campos em Pierre Bourdieu, que foi o pioneiro com a obra “Esboço de autoanálise” (2005), que inspirou muitos leitores a dedicar-se às autobiografias. Então, a questão que move nesse texto é em torno dessas questões: formação, ofício e docência.
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BOURDIEU, P. Esboço de autoanálise. Tradução: Sergio Miceli. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
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