A satisfação com o suporte social e sua importância no contexto do estágio supervisionado em educação
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v12in.esp.1.17110Palavras-chave:
Estágio Supervionado, Acadêmicos, Suporte Social, Formação de Professores, EstresseResumo
O estágio supervisionado configura-se como o período de complexidade na formação superior por integrar novos desafios que desencadeiam um gradativo aumento na sensação de estresse no estudante. A satisfação com o suporte social é considerada como um fator de proteção e adaptação e, portanto, o presente artigo pretende avaliar a satisfação com o suporte social e analisar as variáveis sociodemográficas e académicas de estudantes em contexto de práticas na formação de professores. A amostra contou com 966 estagiários (476 Portugal e 490 Brasil) de 8 instituições de ensino superior. Se aplicou a “Escala de satisfação” com o suporte social de Pais Ribeiro (1999). Os resultados evidenciam que o suporte social com base na amizade e na intimidade são os mais utilizados e que a população portuguesa apresenta maior satisfação com o suporte social que os brasileiros. A satisfação com o suporte social e com os supervisores aumenta a satisfação com as práticas.
Downloads
Referências
ANTUNES, C.; FONTAINE, A. Percepção de apoio social na adolescência: Análise fatorial confirmatória da escala Social Support Appraisals. Paidéia, v. 15, n. 32, p. 355-366, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/DtgSbgxMBdYKNNFqF5d8Lbv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2022.
AUNOLA, K.; STATTIN, H.; NURMI, J. Parenting styles and adolescents’ achievement strategies. Journal of Adolescence, v. 23, n. 2, p. 205-222, 2000. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10831143/. Acesso em: 10 jan. 2021.
BERNARDES-DA-ROSA, L. et al. Caracterização do atendimento psicológico prestado por um serviço de psicologia a crianças com dificuldades escolares. Revista Estudos de Psicologia, Campinas, v. 17, n. 3, p. 5-14, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/kGRpCGnKxkSKv3s9K8RGh9N/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2021.
CHEN, X.; LIU, M.; LI, D. Parental warmth, control, and indulgence and their relations to adjustment in chinese children: A longitudinal study. Journal of Family Psychology, v. 14, n. 3, p. 401-419, 2000. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2000-05423-006. Acesso em: 10 jan. 2021.
CONNELL, C. M.; PRINZ, R. J. The impact of childcare and parent-child interactions on school readiness and social skills development for low-income African American children. Journal of School Psychology, v. 40, n. 2, p. 177-193, 2002. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2002-17050-005. Acesso em: 10 jan. 2021.
COSTA, E.; LEAL, I. Estratégias de Coping e saúde mental em estudantes universitários de Viseu. In: RIBEIRO, J.; LEAL, I. (org.). Actas do 5º Congresso Nacional de psicologia da Saúde. Lisboa: ISPA Edições, 2004.
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Aprendizagem socioemocional na infância e prevenção da violência: Questões conceituais e metodologia da intervenção. In: DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P (org.). Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: Questões conceituais, avaliação e intervenção. Campinas, SP: Alínea, 2003.
DUNBAR, M.; FORD, G.; HUNT, K. Why is the receipt social support associated with increased psychosocial distress? An examination of three hypotheses. Psychology and Health, v. 13, p. 527-544, 1998. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0146167205279582. Acesso em: 10 jan. 2021.
DUNST, C.; TRIVETTE, C. Assessment of social support in early intervention programs. In: MEISELS, S.; SHONKOFF, J. (eds.). Handbook of early childhood intervention. New York: Cambridge University Press, 1990.
ESTEVES, J. O mal-estar docente: A sala de aula e a saúde dos professores. Bauru, SP: EDUSC, 1999.
FERNANDES, L. et al. Stress no estágio da prática pedagógica: Contributos do supervisor de Portugal e Brasil. Revista Educativa, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 323-337, 2012. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2527/1574. Acesso em: 10 jan. 2021.
FRANCISCO, C. M. Escala de Avaliação do Stresse do aluno estagiário. In: LOPES, M.; GALINHA, S.; LOUREIRO, M. (org.). Animação de Bem-estar Psicológico 309 – Metodologia de Intervenção Sociocultural e Educativa. Lisboa: Editora Intervenção, 2010.
FRANCISCO, C.; PEREIRA, A. M. S.; PEREIRA, M. O stresse do aluno estagiário: Contributos da supervisão para o bem-estar do aluno. In: MARQUES, R.; LUIS, H.; HAMIDO, G.; RODÃO, M. (org.). Transversalidade na Educação e na Saúde. Porto: Porto Editora, 2006.
FUSTER, E. G. El apoyo social em la intervención comunitária. Barcelona: Paidós, 1997.
GIL, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social.4. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A. 1995.
KAVALE, K. A.; FORNESS, S. R. Social skills deficits and learning disabilities: A meta-analysis. Journal of Learning Disabilities, v. 29, n. 3, p. 226-237, 1996. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/8732884/. Acesso em: 10 jan. 2021.
KYRIACOU, C. El estrés em la enseñanza. Revisión histórica y estado actual. In: GARCÍA-VILLAMISAR, D.; FREIXAS GUINJOAN, T. (org.) El estrés del profesorado: Una perspectiva internacional. Promolibro. Valência: Promolibro, 2003.
LEAL, D. R. Muertes maternas: crisis familiares y fallos insttitucionales. 2013. Tesis (Doctorales) – Universidad de Alicante, Departamento de Enfermería Comunitaria, Medicina preventiva y Salud Publica e Historia de la Ciencia, 2013.
LIPP, M. Manual do Inventário de sintomas de stress para Adultos de Lipp. 3. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
MARTURANO, E. M. et al. A avaliação psicológica pode fornecer indicadores de problemas associados a dificuldades escolares? In: MARTURANO, E. M.; LOUREIRO, S. R.; ZUARDI, A. W. (org.). Estudos em Saúde Mental. Ribeirão Preto: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, 1997.
MATOS, M. et al. Entre pares ao longo da vida. Lisboa: Junta de Freguesia de Santa María de Belém, 2005.
MATSUKURA, T. S. et al. O questionário de suporte social (SSQ): Estudos da adaptação para o português. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 10, n. 5, p. 675-681, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/5nMwBTmhJYQrH9Lvp5qgdMQ/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2021.
MOTA CARDOSO, R. et al. O stress nos professores portugueses. Porto: Porto Editora, 2002.
NUNES SOBRINHO, F. P. O stress do professor do ensino fundamental: O enfoque da Ergonomia. In: LIPP, M. (org.). O Stress do professor. Campinas, SP: Papirus, 2006.
OMS. Manual de recusos de la OMS sobre Salud Mental, Derechos Humanos y Legislación. Genebra: OMS, 1996.
PAIS RIBEIRO, J. Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS). Análise Psicológica, v. 3, p. 547-558, 1999. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/143399459.pdf. Acesso em: 10 de jan. de 2021.
PEREIRA, A. et al. Sucesso e desenvolvimento psicológico no ensino superior: Estratégias de intervenção. Análise Psicológica, v. 24, n. 1, p. 51-59, 2006. Disponível em: https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6008. Acesso em: 10 jan. 2021.
RAMOS, S.; NARANJO, E. Metodologia da Investigação Científica. Portugal: Escolar Editora, 2014.
REINHOLD, H. O Burnout. In: LIPP, M. (org.). O Stress do Professor. Campinas, SP: Papirus, 2003.
RIBEIRO, J. Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS). Revista Análise Psicológica, v. 3, p. 547-558, 1999. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/143399459.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.
RIGOTTO, D. Evidências de validade entre suporte familiar, suporte social e autoconceito. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba, São Paulo, 2006.
SANTOS, A.; ALVES JÚNIOR, A. Estresse e estratégias de enfrentamento em mestrandos de ciências da saúde. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 104-113, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/BZq3LpVzvsBv8VfTXQwLk8r/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2021.
SEIDL, E. M. F. et al. Crianças e adolescentes vivendo com HIV/Aids e suas famílias: Aspectos psicossociais e enfrentamento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 21, n. 3, p. 279–288, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/dDG4sWZBFsRtgrB9xX86tXf/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2021.
SIMÃO, A.; CAETANO, A.; FLORES, M. Contextos e processos de mudança dos professores: Uma proposta de modelo. Educação e Sociedade, v. 26, n. 90, p. 173-188, jan./abr. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/53SwdjSyHKwBgS7Cw757M9g/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2021.
SINGER, J. E.; LORD, D. The role of social support in coping with chronic or life-threatning illness. In: BAUM, A.; TAYLOR, S.; SINGER, J. (eds.). Handbook of psychology and health. New Jersey: Laurence Erlbaum Associates, Inc., Publishers, 1984.
VALLA, V.; GUIMARÃES, M.; LAC, A. A Busca da Saúde Integral por Meio do Trabalho Pastoral. Ciências Sociais e Religião, v. 8, p. 139-154, 2006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/csr/article/view/8669509/28812. Acesso em: 10 jan. 2021.
WANSON, H.; MALONE, S. Social skills and learning disabilities: A metaanalysis of the literature. School Psychology Review, v. 21, n. 3, p. 427-443, 1992. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02796015.1992.12085627. Acesso em: 10 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação e Fronteiras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.