A permanência de estudantes cotistas na UFPB em cursos de alto e baixo prestígio social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v10i29.14174

Palavras-chave:

Ensino Superior, Permanência e prestígio social

Resumo

O artigo objetiva discutir a permanência dos sujeitos ingressos por políticas de cotas no contexto da expansão do sistema de ensino superior, associado às políticas de democratização do acesso e inclusão social. Baseia-se na premissa de que as políticas de expansão da década de 1990 favoreceram a constituição de um sistema de ensino superior híbrido, dada a expansão do acesso, a estruturação pelos setores público e privado e as políticas de inclusão social. O lócus de análise é a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e os cursos de Pedagogia e Direito (Campus I), cursos considerados de baixo e alto prestígio social para o mercado de bens simbólicos, respectivamente. A pesquisa caracteriza uma abordagem qualitativa, exploratória e analítica, fundamentada no pensamento de Bourdieu a partir das categorias teóricas de capital simbólico, capital cultural e prestígio social. Para a coleta de dados foi aplicada a “Escala para Avaliação da Permanência Discente” (CASTELO BRANCO; NAKAMURA; JEZINE, 2017), na qual buscamos traçar o perfil dos entrevistados pré-concluintes e concluintes, a fim de reconhecer os fatores institucionais que contribuem para a permanência. Nesses termos, os dados indicam que o acesso ou não a bens culturais gera diferenças sociais que podem ser minimizadas a partir de políticas que consideram as distintas oportunidades.

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Publicado

2020-03-08

Como Citar

JEZINE, Edineide; BARBOSA, Sânya Teles. A permanência de estudantes cotistas na UFPB em cursos de alto e baixo prestígio social. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 29, p. 105–124, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v10i29.14174. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/14174. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: “ACESSO, PERMANÊNCIA E EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR"