Os saberes pedagógicos da estatística na formação inicial de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Auteurs

  • Elvys Wagner Ferreira da Silva
  • Elizabeth Gomes Souza

Mots-clés :

Saberes Docentes. Educação Estatística. Saberes Pedagógicos da Estatística.

Résumé

O presente artigo apresenta um estudo acerca dos saberes docentes mobilizados na formação de professores dos anos iniciais relativos à Estatística. A literatura de saberes docentes à luz de Lees Shulman, Clermont Gauthier e Maurice Tardif em consonância com as leituras voltadas à Educação Estatística para fins deste estudo, possibilitou analisar que Saberes Pedagógicos da Estatística são mobilizados no campo formativo e repercutem na prática docente de futuros professores dos anos iniciais. O estudo contou com a participação de 29 licenciandos do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens/UFPA. O campo de pesquisa é constituído por dois contextos, a sala de aula do curso de formação inicial e a sala de aula dos anos iniciais. O material analítico foi constituído por transcrições das atividades desenvolvidas no processo formativo concernente a áudios e vídeos. Os Saberes Pedagógicos da Estatística discutidos na investigação foram pautados na prática profissional do professor ao ensinarem Estatística.

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Publiée

2016-11-24

Comment citer

SILVA, Elvys Wagner Ferreira da; SOUZA, Elizabeth Gomes. Os saberes pedagógicos da estatística na formação inicial de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 17, p. 97–113, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5789. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL