Sistemas Educacionais Sulamericanos: um estudo comparado entre Argentina, Brasil e Chile

Auteurs

  • Erinaldo Ferreira Carmo Universidade Federal de Pernambuco
  • Clovis Tatsumi Miyachi Universidade Federal de Pernambuco
  • Michel Zaidan Filho Universidade Federal de Pernambuco

Mots-clés :

Educação comparada. Mercosul. Sistemas educacionais.

Résumé

Este artigo aborda, de forma comparada, os sistemas educacionais de três países sulamericanos. A educação comparada, como método sistemático de estudo das ações pedagógicas por meio comparativo, enriquece a dinâmica e complexa natureza da pesquisa educacional. Aqui, observam-se as alterações promovidas nesses países após o restabelecimento da democracia na região e com dados do Sistema Educacional do Mercosul (SEM), acompanham-se os investimentos públicos desses sistemas educacionais em tecnologias e na qualificação do ensino público.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALMEIDA, Ivan Castro. Gastos com educação no período de 1994 a 1999. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 82, n. 200, jan/dez, 2001.

CASANOVA, Ramón. As Encruzilhadas da reforma educativa dos anos 90: uma revisão dos problemas da mudança institucional. In: BOMENY, H. M. B. Ensino Básico na América Latina: experiências, reformas, caminhos. Rio de Janeiro: EDUERJ/Preal, 1998.

CUNHA, Luiz Antônio. Ensino Médio e Ensino Técnico na América Latina: Brasil, Argentina e Chile. Cadernos de Pesquisa, nº 111, dez, 2000.

FANFANI, Emilio Tenti. La condición cocente: análisis comparado de la Argentina, Brasil, Perú y Uruguay. Siglo XXI: Argentina, 2007.

FERREIRA, ANTÓNIO GOMES. O sentido da Educação Comparada: uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, mai/ago. 2008.

GAZZOLA, Ana Lúcia. Panorama da Educação Superior na América Latina e Caribe: a importância da expansão quantitativa e qualitativa da pesquisa e da pós-graduação. In.: CONFERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: UNESCO/IESALC, OUT, 2008.

GROUX, Dominique. L’Éducation comparée: approches actuelles et perspectives de développement. Revue Française de Pédagogie, n. 121, oct./déc., 1997.

LAMPERT, Ernani. Educação e Mercosul: desafios e perspectivas. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 24, n. 2, jul/dez, 1998.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

NÓVOA, António. Tempos da Escola no Espaço Portugal-Brasil-Moçambique: dez digressões sobre um programa de investigação. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, jan/jun, 2001.

RABOSSI, Marcelo. Universidade pública na Argentina: ineficiente e ineficaz? Disponível em: http://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br. Acesso em: 08 mai. 2013.

SADLER, Michael. How far can we learn anything of practical value from the study of foreign systems of education. Comparative Education Review, n. 7, 1964.

Téléchargements

Publiée

2014-10-22

Comment citer

CARMO, Erinaldo Ferreira; MIYACHI, Clovis Tatsumi; FILHO, Michel Zaidan. Sistemas Educacionais Sulamericanos: um estudo comparado entre Argentina, Brasil e Chile. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 10, p. 84–102, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3650. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ POLÍTICA, GESTÃO E FORMAÇÃO DOCENTE