Os saberes pedagógicos da estatística na formação inicial de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Auteurs

  • Elvys Wagner Ferreira da Silva
  • Elizabeth Gomes Souza

Mots-clés :

Saberes Docentes. Educação Estatística. Saberes Pedagógicos da Estatística.

Résumé

O presente artigo apresenta um estudo acerca dos saberes docentes mobilizados na formação de professores dos anos iniciais relativos à Estatística. A literatura de saberes docentes à luz de Lees Shulman, Clermont Gauthier e Maurice Tardif em consonância com as leituras voltadas à Educação Estatística para fins deste estudo, possibilitou analisar que Saberes Pedagógicos da Estatística são mobilizados no campo formativo e repercutem na prática docente de futuros professores dos anos iniciais. O estudo contou com a participação de 29 licenciandos do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens/UFPA. O campo de pesquisa é constituído por dois contextos, a sala de aula do curso de formação inicial e a sala de aula dos anos iniciais. O material analítico foi constituído por transcrições das atividades desenvolvidas no processo formativo concernente a áudios e vídeos. Os Saberes Pedagógicos da Estatística discutidos na investigação foram pautados na prática profissional do professor ao ensinarem Estatística.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BATANERO, C. e DIAZ, C. Training teachers to teach statistics: What can we learn from research? Statistique et Enseignement, vol. 1, nº. 1, pp. 5-20, 2010.

CAMPOS, C. R. et. al. Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

CAZORLA, I. M. O Ensino de Estatística no Brasil. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2015. http://www.sbem.com.br/gt_12/arquivos/cazorla.htm. Acessado: 28/07/15.

CURCIO, F. R. Comprehension of mathematical relationship expressed in graphs. Journal for Research in Mathematics, v. 18, n. 5, p. 382-393, 1987.

GAUTHIER, C. e. al. Por uma teoria Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.

GONÇALVES, T. O. GONÇALVES, T. V. O. Reflexões sobre uma prática docente situada: buscando novas perspectivas para a formação de professores. In: GERALDI, C., FIORENTINI. D. e PEREIRA, E. (orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado das Letras/ALB, 1998.

GOUVÊA, J. dos S. V. O ensino de Estatística nas séries iniciais do Ensino Fundamental nas escolas municipais na cidade de Boa Vista-RR Dissertação (Mestrado). Universidade Luterana do Brasil. Canoas, RS, 2011.

GUIMARÃES, G. Refletindo sobre a Educação Estatística na sala de aula. In: GUIMARÃES, G.; BORBA, R. (orgs.). Reflexões sobre o Ensino de Matemática nos anos iniciais de escolarização. Recife: SBEM, 2009.

KATAOKA, V. Y. et al. A educação estatística no ensino fundamental II em Lavras, Minas Gerais, Brasil: avaliação e intervenção. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, México, v. 14, n.2, p.233-263, jul. 2011.

LOPES, C. E. Os desafios para educação estatística no Currículo de Matemática. In: LOPES, Celi Espassandi; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, Saddo Ag. Estudos e reflexões em educação estatística. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

__________. A probabilidade no ensino fundamental: uma análise curricular. Dissertação. Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, 1998.

MIZUKAMI, M. da G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Educação. v. 29, n.2, p. 17-32, 2004.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Téléchargements

Publiée

2016-11-24

Comment citer

SILVA, Elvys Wagner Ferreira da; SOUZA, Elizabeth Gomes. Os saberes pedagógicos da estatística na formação inicial de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 17, p. 97–113, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5789. Acesso em: 27 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL