Re-tra-tos de crianças: experiências e de-formações do pensamento em cena
Mots-clés :
Experiência. Imagem. Visualidade. Cubismo. Subjetividade. Educação Matemática.Résumé
Neste artigo discutimos uma experiência produzida com crianças, em espaços performáticos, envolvendo arte, cubismo e matemática. A partir de uma oficina-dispositivo constituída por fotografias delas mesmas e pinturas cubistas de retratos, as crianças experimentaram um processo inventivo de montagem, desmontagem e reconstrução da sua própria imagem. O desconforto, a des-normatização, o estranhamento, a desorganização são alguns dos enunciados que reverberaram e que co-emergem num modo de pensar cubista. Os dados foram produzidos num movimento processual que se configura, em parte, nesta forma-ensaio-artigo. Assim, performances que liberam a educação matemática não só para uma contingência de saberes, mas também para uma experiência do pensamento.Téléchargements
Références
ALVAREZ, Johnny; PASSOS, Eduardo. Cartografar é habitar um território existencial. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 131-149.
APOLLINAIRE, Guillaume. Pintores cubistas: meditações estéticas. Porto Alegre: L&PM, 1997.
DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2013.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
FLORES, Cláudia Regina. Descaminhos: potencialidades da arte com a educação matemática. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 55, p. 502-514, ago. 2016.
FLORES, Cláudia Regina. Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre. Zetetiké, Campinas, v. 23, n. 43, p. 237-252, jan./jun. 2015.
FLORES, Cláudia Regina. Visualidade e Visualização Matemática: Novas Fronteiras para a Educação Matemática. In: FLORES, Cláudia Regina; CASSIANI, Suzani. (Org.). Tendências contemporâneas nas pesquisas em educação matemática e científica: sobre linguagens e práticas culturais. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 91-104.
FLORES, Cláudia Regina. Cultura visual, visualidade, visualização matemática: balanço provisório, propostas cautelares. Zetetiké, Campinas, v. 18, número temático, p. 271-293, 2010.
KASTRUP, Virgínia; BARROS, Regina Benevides de. Movimentos-funções do dispositivo na prática da cartografia. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 76-91.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
LARROSA, Jorge. Nietzsche e a Educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 29, n. 1, p. 27-43, jan./jun. 2004.
LEITE, César Donizetti Pereira. Infância, experiência e tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
MANSANO, Sonia Regina Vargas. Sujeito, subjetividade e modos de subjetivação na contemporaneidade. Revista de Psicologia da UNESP, v. 8, n. 2, p. 110-117, 2009.
PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina Benevides de. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 17-31.
PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal; LEITE, César Donizetti Pereira. Quem é esse menino que faz do mundo outro menino? In: ANPED – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 37., 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2015.
QUINTANA, Mário. Apontamentos de história sobrenatural. 4. ed. Rio de Janeiro: Globo, 1987.
ROLNIK, Sueli. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2014.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Tradução Ivone C. Benedetti. 1. ed. Porto Alegre: L&PM, 2015.
SIROTA, Régine. Emergência de uma sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 112, mar. 2001.
SKLIAR, Carlos. Desobedecer a Linguagem: educar. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014