Contextos identitários dos Institutos Federais no Brasil: implicações da expansão da educação superior

Auteurs

  • Celia Regina Otranto Universidade Federal da Grande Dourados

Mots-clés :

Instituto Federal. Expansão. Educação Superior.

Résumé

O artigo expõe elementos da pesquisa em curso sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) criados pela Lei nº 11.892/2008. O texto tem por objetivo investigar a criação e expansão dos IFs, considerando suas identidades, trajetórias educacionais e institucionais. O percurso metodológico baseado em pesquisas bibliográficas e documentais propiciou a classificação dos IFs como uma nova arquitetura acadêmica, tendo em vista suas características estruturais e organizacionais. Em observação às formas e às relações de trabalho que se estabeleceram ao longo do tempo, segundo a lógica das ordens econômicas e hegemônicas, percebemos a interferência explícita no surgimento de instituições de ensino de naturezas diversas no Brasil. A pesquisa em suas conclusões identificou a complexidade da expansão e a hibridez na composição das instituições envolvidas na constituição identitária dos IFs.

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Publiée

2016-10-05

Comment citer

OTRANTO, Celia Regina. Contextos identitários dos Institutos Federais no Brasil: implicações da expansão da educação superior. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 6, n. 16, p. 7–20, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5703. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ EFEITOS DA POLÍTICA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR