A trajetória do núcleo de formação de professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (NUFOP)

25 anos de história

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DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.2.19720

Mots-clés :

Educação, Escola, Formação, Pesquisa, Estágio

Résumé

Este trabalho apresenta a trajetória do Núcleo de Formação de Professores da Faculdade da Educação da Universidade Federal de Goiás (Nufop-FE-UFG), historicizada a partir de seus quadros e respectivas ações de pesquisa e extensão, ao longo de 25 anos de história. O núcleo foi criado pelos docentes da área de Didática e Práticas de Ensino da FE-UFG, com o objetivo de fortalecer e difundir, por meio da pesquisa e da extensão, questões fundamentais da formação docente, bem como as implicações político-pedagógicas da atuação docente nos diferentes níveis e modalidades do ensino. Atualmente, o núcleo agrega professores da Faculdade de Educação, estudantes e professores da educação básica em diálogo com docentes de outras licenciaturas, cujo interesse comum é pensar e problematizar os pressupostos teóricos presentes nos documentos legais que orientam as políticas de formação de professores e suas implicações no trabalho pedagógico realizado na escola básica.

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Bibliographies de l'auteur

Aline de Fátima Sales Silva, Universidade Federal de Goiás

Professora-adjunta da área de Didática e Estágio da Faculdade de Educação da UFG. Vice-coordenadora do Núcleo de Formação de Professores (Nufop). Pesquisadora da área de Avaliação Educacional no Ensino Fundamental no Município de Goiânia.

Luciana Freire Ernesto de Sousa Coelho Pereira, Universidade Federal de Goiás

Professora adjunta da área de Didática e Estágio da Faculdade de Educação da UFG. Membro do Núcleo de Formação de Professores (Nufop). Pesquisadora da área de Estágio na formação de professores.

Valdeniza Maria Lopes da Barra, Universidade Federal de Goiás

Professora associada da área de Didática e Estágio da Faculdade de Educação da UFG. Coordenadora do Núcleo de Formação de Professores (Nufop). Pesquisadora do tema Estágio Curricular Obrigatório nas Licenciaturas Membro da Comissão de Estágio Curricular das Licenciaturas–Prograd–UFG.

Références

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Publiée

2024-12-30

Comment citer

SILVA, Aline de Fátima Sales; PEREIRA, Luciana Freire Ernesto de Sousa Coelho; BARRA, Valdeniza Maria Lopes da. A trajetória do núcleo de formação de professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (NUFOP): 25 anos de história. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. esp.2, p. e024024, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14iesp.2.19720. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/19720. Acesso em: 5 déc. 2025.