La trayectoria del núcleo de formación de profesores de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Goiás (NUFOP)
25 años de historia
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.2.19720Palabras clave:
Educación, Escuela, Formación, Investigación, Prácticas docentesResumen
Este trabajo presenta la trayectoria del Núcleo de Formación de Profesores de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Goiás (NUFOP-FE-UFG), historiándola a partir de sus cuadros y respectivas acciones de investigación y extensión, a lo largo de 25 años de historia. El núcleo fue creado por los docentes del área de Didáctica y Prácticas Docentes de la FE-UFG, con el objetivo de fortalecer y difundir, mediante la investigación y la extensión, cuestiones fundamentales de la formación docente, así como las implicaciones político-pedagógicas de la actuación docente en los diferentes niveles y modalidades de enseñanza. Actualmente, el núcleo reúne a profesores de la Facultad de Educación, estudiantes y profesores de la educación básica en diálogo con docentes de otras licenciaturas, cuyo interés común es pensar y problematizar los supuestos teóricos presentes en los documentos legales que orientan las políticas de formación de profesores y sus implicaciones en el trabajo pedagógico realizado en la escuela básica.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. Entidades se posicionam contrárias à padronização e controle impostos pelo Programa de Residência Pedagógica! Não à BNCC! Manifesto. Programa de Residência Pedagógica. Site da Anfope, 2018. Disponível em: https://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2018/05/Manifesto_Programa_Resid%C3%AAncia_Pedag%C3%B3gica.pdf.Acesso em: 10 fev. 2024.
BARRA, V. M. L. et al. Naturalização e invisibilidade do estágio curricular obrigatório: uma tese em construção. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Salvador, Bahia: Anais do XIX ENDIPE, 2018a.
BARRA, V. M. L. et al. Naturalização e invisibilidade do estágio curricular obrigatório: possibilidade de compreender a inserção do Pibid e a chegada da Residência Pedagógica. [Documento apresentado no Colegiado de Pedagogia]. Goiânia: Nufop/UFG, 2018b.
BARRA, V. M. L. et al. Pleito: o reconhecimento do trabalho do professor da escola na supervisão de estágio de estudantes de licenciaturas. [Enviado em 17/03/2020 para a Comissão responsável pela elaboração da política de formação de professores da UFG]. Goiânia: Nufop/UFG, 2020.
BARRA, V. M. L. et al. Apreciação da minuta da Instrução Normativa da Prograd. Goiânia: Nufop/UFG, 2021.
BARRA, V. M. L. et al. Posição da área de Didática e Estágio de Pedagogia/Nufop da Faculdade de Educação da UFG a respeito do Projeto Institucional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (PIFPMEB). Goiânia: Nufop/UFG, 2022a.
BARRA, V. M. L. et al. Nufop e área de didática e estágio da Faculdade de Educação/UFG envia algumas observações e questionamentos para contribuir com o diálogo institucional sobre a temática do aproveitamento das atividades Pibid e RP, assim como para o documento em construção pelo Fórum de Licenciaturas. Goiânia: Nufop/UFG, 2022b.
BARRA, V. M. L. et al. Emenda Aditiva. Estratégia 925. Eixo 5. Documento Referência da Conae, 2024. Goiânia: Nufop/UFG, 2023a.
BARRA, V. M. L. et al. CAPES abre consulta pública para Plano de Pós-Graduação. Gov, 20 de dezembro de 2023b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-abre-consulta-publica-para-plano-de-pos-graduacao. Acesso em: 10 jan. 2024.
BARRA, V. M. L. et al. Núcleo de formação de professores (NUFOP/FE-UFG): trajetória histórica e movimentos de pesquisa. Trabalho a ser apresentado no V Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil – V SGPFPB, Ceará, 2024.
BARRA, V. M. L. O estágio como mediador entre a formação inicial e a formação continuada. In: XXII SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO. Goiânia, 2015.
BARRA, V. M. L. O estatuto do trabalho do professor da escola: desafio político para ser pensado nos cinquenta anos do estágio (1969 a 2019). In: Reunião Nacional da Anped, 2019 2019. (Comunicação oral no GT 8).
BARRA, V. M. L. O estatuto do trabalho do professor/escola nas políticas de formação de professores no brasil (1969-2019): balanço do cinquentenário do estágio e perspectivas. In: DOURADO, L. F. (org.). PNE, políticas e gestão da educação: novas formas de organização e privatização. Brasília: Anpae, 2020. p. 295-318.
BARRA, V. M. L. O estágio na documentação normativa da formação de professores brasileiros. In: Reunião Nacional da Anped, 2021. (Comunicação oral no GT 8).
BARRA, V. M. L. Formação de professores e o formato disciplinar do estágio: embaraços na implementação do estágio a partir da LDB n.º 9394/1996. In: Reunião Nacional da Anped, 2023. (Comunicação oral no GT 8).
BARRA, V. M. L.; ROSA, D. E. G. Relatório da gestão NUFOP/FE/UFG 2014-2018. Goiânia: NUFOP/FE/UFG, 2019.
BARRA, V. M. L.; SILVA, A. F. S. Plano de trabalho. Gestão NUFOP/FE/UFG, período 04/2023-04/2015. Goiânia: Nufop/FE/UFG, 2023.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n.º 1735, de 26 de março de 2019. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Pedagogo. Situação: Pronta para Pauta na Comissão de Educação (CE). Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2195353. Acesso em: 15 jul. 2024.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CEB n.º 1, de 7 de abril de 1999. Diário Oficial da União: Brasília, DF, seção 1, p. 18, 1999.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n.º 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: Portal Democrático de Atos Normativos, 2015.
BRASIL. Decreto n.º 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União: Brasília, DF, seção 1, p. 28, 2005.
BRASIL. Lei n.º 14.817, de 16 de janeiro de 2024. Estabelece diretrizes para a valorização dos profissionais da educação escolar básica pública. Diário Oficial da União: Brasília, DF, seção 1, p. 3, 2024.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, seção 1, p. 27833, 1996.
BRASIL. Regimento Geral Conae - Etapa Nacional. Brasília: Conae, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conferencias/conae-2024/RegimentoCONAEEatualizado0409202321.pdf. Acesso: 30 out. 2023.
ECHALAR, A. D. L. F. et al. Diretrizes de formação de profissionais do magistério da educação básica. Universidade Federal de Goiás. Dados eletrônicos. Goiânia: Ciar UFG, 2023. Disponível em: https://prograd.ufg.br/n/175763-e-book-diretrizes-de-formacao-de-profissionais-do-magisterio-da-educacao-basica. Acesso: 4 abr. 2023.
FERRAZ, E. P. N. Relatório do III Ciclo de Estágios do Nufop. Goiânia: Mimeo. Acervo Nufop, 2018.
GATTI, B. A., BARRETO, E. S. S. B., ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
GOIÁS. Conferência de Educação do Estado de Goiás. Documento final. Goiânia: 2023.
GOIÁS (Estado). Lei n.º 13.900, de 25 de setembro de 2001. Dispõe sobre o Estatuto e o Plano de Cargos e Vencimentos do Pessoal do Magistério. Governo do Estado de Goiás, Gabinete Civil da Governadoria, Goiânia, 2001. Disponível em: https://legisla.casacivil.go.gov.br/api/v2/pesquisa/legislacoes/81526/pdf. Acesso: 4 abr. 2023.
PROJETO PARA CRIAÇÃO DO NÚCLEO DIDÁTICO PARA ESTUDOS E PESQUISA DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Processo n.º 00228, de 25 de junho de 1999. Goiânia: Faculdade de Educação, 1999.
ROSA, D. E. G.; SOUSA, L. F. E. C. P. O estágio do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás: a construção dos caminhos. In: SUANNO, M. V. R.; SILVA, C. C.; SOUSA, L. F. E. C. P.; SUANNO, J. H. (org.). Imagens da formação docente: o estágio e a prática educativa. Anápolis: Editora da UEG, 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Político-Pedagógico da Faculdade de Educação. Goiânia, Goiás, 2003. Disponível em: https://fe.ufg.br/p/4238-projeto-politico-pedagogico. Acesso em: 10 abr. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia. Goiânia, Goiás, UFG, março, 2015. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/2/o/2018PPC_Pedagogia_%281%29.pdf? 1518023839 Acesso em: 20 abr. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (PPC). Goiânia, 2018. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/2/o/2018PPC_Pedagogia_%281%29.pdf?1518023839. Acesso em: 10 abr. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Núcleo de Formação de Professores da Faculdade de Educação (Nufop). Ata de reunião realizada na Câmara Municipal de Goiânia. Goiânia, 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Resolução CEPEC UFG n.º 1539/2017. Define a política de estágios dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Goiás - UFG e revoga a Resolução CEPEC n.º 731/2005. Universidade Federal de Jataí, Goiânia, 2017. Disponível em: https://estagios.jatai.ufg.br/p/40728-legislacao-diretrizes-e-resolucoes#:~:text=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CEPEC%20N%C2%B0%201539R,Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CEPEC%20n%C2%BA%20731%2F2005. Acesso em: 10 abr. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Educação e Fronteiras

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.



