Entre pedras e espinhos brotam conhecimentos

docentes substitutos em foco

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.2.19711

Mots-clés :

Professor substituto, Magistério superior, Trabalho docente

Résumé

A trajetória no magistério superior, de maneira geral, é permeada por um conjunto de incumbências que extrapola o Currículo Lattes e, em se tratando do professor substituto, a complexidade se intensifica. Foram nomeados duzentos e treze (213) docentes temporários ao longo dos cinquenta e cinco anos da Faculdade de Educação FE/UFG. Assim, este artigo intenciona dar visibilidade ao trabalho de substituição, refletindo acerca do encargo destes trabalhadores. Apresenta como aporte teórico publicações dos últimos dez anos, tais como: Paz (2016); Torres (2019); Osborne (2019); Izaia (2003) e a legislação pertinente: Brasil (1993); UFG (2017, 2022). Ademais, utiliza a pesquisa documental, via Analisa-UFG. Logo, essa escrita se baseia numa visão crítica dessa docência peculiar, no intuito de demonstrar um quadro representativo do trabalho de substituição, sobretudo, buscando o reconhecimento e a valorização do profissionalismo dessas pessoas que exercem papel significativo na construção histórica da formação acadêmica nos dois cursos de graduação da FE/UFG.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Elzimar Pereira Nascimento Ferraz, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília-UCB. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Elias Pascoal, Instituto Aphonsiano de Ensino Superior

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é docente e coordenador do Curso de Pedagogia da Faculdade Aphonsiano. Pesquisador na área de formação de professores e Educação Profissional.

Références

AIMI, D. S; ISAIA, S. M. A. Indicadores de Avaliações do Professor Substituto nas IEs Brasileira – INEP/SINAES. In: SEMINÁRIO REDESTRADO – NUEVAS REGULACIONES EN AMÉRICA LATINA. v. 7. Buenos Aires, Anais v. 3, 2008.

BRASIL. Decreto n.º 94.644 de 23 de julho de 1987. Abre ao Ministério da Agricultura, em favor da Secretaria Nacional de Cooperativismo, o crédito suplementar de CZ$ 181.363.000,00, para reforço de dotações consignadas no vigente Orçamento. Diário Oficial da União: Brasília, DF, seção 1, p. 11245, 1987.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 15 jul. 2024.

BRASIL. Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Diário Oficial da União: Brasília, DF, seção 1, p. 23935, 1990.

BRASIL. Lei n.º 8.745, de 09 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de exepcional interesse público, nos termos do inciso IX do Art. 37 da Constituição Federal, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, seção 1, p. 18937, 1993.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GASPARINI, D. Direito Administrativo. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

ISAIA, S. M. Formação do professor de ensino superior: tramas na tessitura. In: MOROSINI, M. (org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003. p. 241-251.

KOEHLER, S. E. A trajetória institucional/docente do professor substituto da UFSM. 2006. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.

LEDA, D. L. A precarização do trabalho na universidade pública e suas repercussões na subjetividade do professor substituto. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 10, n. 20, 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/2500. Acesso em: 20 jun. 2024.

LIRA SILVA, H. T. “Não vim para ficar, estou só de passagem”: precarizada vida dos professores substitutos de FASSO/UERN. Universidade e Sociedade, Brasília, v. 22, n. 52, p. 56-67, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35467. Acesso em: 20 jun. 2024.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. São Paulo: EPU, 2013.

NÓVOA, A. Os Professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.) Vida de Professores. Porto: Porto Editora, 1992.

OLIVEIRA, I. S.; ARAUJO, C. A. O Trabalho do Professor Substituto Na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: desafios frente a precarização. Anais do XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, Vitória, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/abepss/article/view/22171. Acesso em: 20 jun. 2024.

OSBORNE, B. P. A precarização do trabalho docente: a figura do professor substituto da Universidade Federal do Amazonas. 2019. 115 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.

PAZ, S. L. Políticas para educação e suas implicações no trabalho, profissão, profissionalização docente em unidades acadêmicas da Universidade Federal de Goiás. 2016. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

TORRES, E. S. Precarização do trabalho docente: o caso do professor substituto do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. 2019. 123 f. Tese (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.

WANDERLEY, L. E. O que é universidade. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 2003.

Publiée

2024-12-30

Comment citer

FERRAZ, Elzimar Pereira Nascimento; PASCOAL, Elias. Entre pedras e espinhos brotam conhecimentos: docentes substitutos em foco. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. esp.2, p. e024026, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14iesp.2.19711. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/19711. Acesso em: 5 déc. 2025.