Políticas afirmativas e os ingressantes por cotas na graduação da UFMS
Análise dos cursos de medicina e pedagogia
DOI :
https://doi.org/10.30612/eduf.v12iesp.2.17400Mots-clés :
Educação Superior, Acesso, Ações AfirmativasRésumé
O presente artigo tem como objetivo analisar o ingresso através de cotas nos cursos de Pedagogia e Medicina, por meio do sistema de reserva de vagas nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), dentro das políticas afirmativas implementadas pela Lei 12.711/2012 que visa promover a democratização do acesso ao ensino superior. Para essa análise, foi selecionado o período de 2013 a 2020, levando em consideração o critério de valorização social dos cursos de Pedagogia e Medicina. Através de pesquisa bibliográfica e documental, verificamos que a oferta de vagas destinadas às cotas foi gradualmente implementada entre os anos de 2013 e 2016, e a disponibilidade de vagas cumpriu com as diretrizes estabelecidas pela legislação. Os resultados apontaram que, no curso de Pedagogia, o ingresso por cotas não alcançou o mesmo patamar da ampla concorrência, diferentemente do que ocorreu no curso de Medicina.
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