Formação de professores

Avanços e desafios

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DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v12in.esp.1.17138

Mots-clés :

Formação de professores, Educação brasileira, Processo educativo

Résumé

Este artigo consiste em um estudo bibliográfico com o objetivo de refletir sobre a origem e os desafios do curso de Pedagogia e a formação de professores, com ênfase nos avanços e desafios dessa formação. As reflexões baseiam-se em autores como Minayo (1994), Gatti (2018), Masetto (2012), Brzezinski (2011), Arantes e Gebran (2014), Scheibe e Aguiar (1999), Almeida (1995), Luzuriaga (1960), Torquato et al. (2015), Graciani (2014) e Grillo (2000), com destaque para a formação de professores. Também são utilizados os trabalhos de Gadotti (1996), Fernandes (2008) e Freire (1987, 1996), que contribuem para uma melhor compreensão da formação do professor, abordando seus avanços e desafios. Compreender como a educação brasileira se configura no cenário atual leva-nos a buscar fatos que possam revelar uma realidade repleta de avanços, considerando as diversas dimensões que compõem o tecido social, seus conflitos e desafios, e permite refletir sobre a estreita relação entre educação e sociedade. A função do professor requer uma formação especializada, que envolve a aquisição de conhecimentos e um compromisso com a sociedade, baseado em princípios que motivam o comportamento humano, especialmente neste período de mudanças e transformações na sociedade contemporânea.

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Bibliographies de l'auteur

Maria Edimaci Teixeira Barbosa Leite, Secretaria Municipal de Educação

Professora. Doutorado em Educação (PUC-Goiás).

Lizandro Poletto, Centro Universitário Alfredo Nasser

Professor. Pós-Doutorado em Educação (PUC-Goiás).

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Publiée

2022-04-22

Comment citer

LEITE, Maria Edimaci Teixeira Barbosa; POLETTO, Lizandro. Formação de professores: Avanços e desafios. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.1, p. e023015, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12in.esp.1.17138. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/17138. Acesso em: 22 juill. 2024.