Infância, educação e sexualidade no processo civilizador

Auteurs

  • Magda Sarat [UFGD]

Mots-clés :

Infância, Mmória, Educação e Sexualidade

Résumé

O trabalho proposto busca discutir a questão da educação das crianças em determinados períodos históricos, considerando as mudanças no curso do Processo Civilizador, no que diz respeito à formação dos comportamentos relativos à sexualidade. Tais mudanças sociais, no tocante aos padrões de comportamento impostos às crianças, se deram no contexto das famílias e da sociedade, imprimindo uma concepção diferenciada na educação de meninos e de meninas. Elias aponta tais transformações, situadas em seus estudos no intervalo de tempo que vai do século XIX e até meados do XX, no qual detecta o que denomina de uma “conspiração do silêncio” no tocante à sexualidade na educação dos pequenos. Essa mudança transfere as questões relativas à sexualidade para o fundo da cena social e integra os comportamentos que privatizam e separam as relações entre o público e o privado. Considerando tais aspectos, as fontes documentais deste trabalho se constituem em fragmentos de histórias de vida de homens e mulheres que na infância tiveram sua iniciação fundada nisto que Elias chama de “conspiração do silêncio”, revelando-se a diferença da educação de meninos e meninas que viveram a infância na primeira metade do século XX.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro:

Livros técnicos e Científicos Editora, 1981.

BADINTER, E. Um amor conquistado: o mito do amor materno. 9ª ed. Rio

de Janeiro: Nova Fronteira 1985.

ELIAS, N. A Sociedade dos indivíduos. Org. por Schöter, M. Trad. Vera

Ribeiro; revisão técnica e notas, Renato Janine Ribeiro, - Rio de Janeiro:

Jorge Zahar Ed., 1994a.

ELIAS, N. Elias por ele mesmo. André Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2001

ELIAS, N. O Processo civilizador: uma história dos costumes. Trad. Ruy

Jungmann. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

KAPLAN, K. V & ORCE, V. (coords.) Poder, prácticas sociales y processo

civilizador: los usos de Norbert Elias. Buenos Aires, ed. Centro de

Publicaciones Educativas y Material Didáctico. 2009.

OLIVEIRA, M. C. S. Lembranças de infância: que história é esta? Dissertação de Mestrado. Piracicaba, Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP, 1999.

SARAT OLIVEIRA, M. C O. Histórias de estrangeiros: Infância, Memória

e Educação. Tese de Doutorado. Piracicaba, Universidade Metodista de

Piracicaba/UNIMEP, 2004.

Téléchargements

Publiée

2011-12-13

Comment citer

SARAT, Magda. Infância, educação e sexualidade no processo civilizador. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 2, p. p.77–88, 2011. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/1451. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê