Formación de profesores en la universidad: docencia, investigación y extensión

Autores/as

  • Renata Machado de Assis [UFG]
  • Naiêssa Araújo Bonifácio [UFG]

Palabras clave:

universidad, la formación del profesorado, la producción del conocimiento.

Resumen

Este trabajo presenta parte de la base teórica de la investigación realizada Campus Jataí, Universidad Federal de Goiás, que investigó la producción científica de los estudiantes de la licenciatura en Educación Física. En el corte, se muestra a continuación, nos centramos en la Universidad como una institución de papel (aunque no decisivo) en la formación de los estudiantes, poniendo a su disposición un importante crecimiento no sólo profesional sino también personal. Esto puede ser posible gracias a la articulación entre educación, investigación y extensión. No podemos negar la importancia de la producción de conocimiento en la universidad, y su importancia en la formación, específicamente en el caso de los cursos de grado, cuyo objetivo es contribuir a la formación de los profesores que se unirán a la carrera docente y tendrá que enfrentar la diversidad y, construir antes de eso, su práctica enseñanza contextualizada, de acuerdo a las situaciones encontradas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDRÉ, M. Pesquisa, Formação e Prática Docente. In: ANDRÉ, M. (Org.).

O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas:

Papirus, 2001. p. 55 – 69.

ARAGÃO, M. G. S. et al. Projeto político pedagógico para o curso de

Educação Física: caminhos percorridos. In: Anais do XI Congresso

Brasileiro de Ciências do Esporte. Florianópolis - SC, 1999.

BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Edições

Loyola, 2001.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação:

Lei (9394/96). Apresentação de Carlos Roberto Jamil Cury. Rio de Janeiro: DP & A, 2005.

BRZEZINSKI, I. Licenciaturas – qualidade, interdisciplinaridade e verticalidade do saber na formação inicial e continuada de professores. In.: BRZEZINSKI, I; (Org.). Formação de professores: um desafio. Goiânia: UCG, 1996a. p. 63-78.

BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca

e movimento. Campinas: Papirus, 1996b.

CALAZANS, M. J. C. A iniciação científica: um aprendizado do trabalho

científico da realidade social. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.). Conhecimento

educacional e formação do professor: questões atuais. São Paulo: Papirus, 1994. p. 61 - 70.

CHAVES, M.; GAMBOA, S. S. Prática de ensino: formação profissional e

emancipação. Maceió: EDVFAL, 2000.

COÊLHO, I. M. Formação do educador: dever do estado, tarefa da

universidade. In: BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. da (Orgs.).

Formação do educador: dever do estado, tarefa da universidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996. p. 17 - 43.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2003.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez,

FÁVERO, M. de L. de A. Produção e apropriação do conhecimento da

universidade. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.). Conhecimento educacional e

formação do professor: questões atuais. São Paulo: Papirus, 1994. p. 53-70.

GARCIA, R. L. O papel social da universidade e sua repercussão na

formação de professores. Revista Movimento: Revista da Faculdade de

Educação da Universidade Federal Fluminense. Niterói: PP & A, nº 2 ,

setembro, 2000. p. 67 - 79.

GATTI, B. A. Formação de professores e carreira: problemas e

movimentos de renovação. Campinas: Autores Associados, 1997.

GORI, R. M. de A. A inserção do professor iniciante de Educação Física na

escola. Belo Horizonte: UFMG, 2000. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.

GUIMARÃES, V. S. Formação de professores: saberes, identidade e

profissão. Campinas: Papirus, 2004.

KRUG, D. F. A formação de profissionais em Educação Física. In: Anais do

XI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Florianópolis, setembro,

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar:

políticas, estrutura e organização. São Paulo: Atlas, 2003.

LÜDKE, M. A pesquisa na formação do professor. Campinas, SP: Papirus,

LÜDKE, M. A pesquisa na formação do professor. In: FAZENDA, I. C. A.(Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento.

Campinas: Papirus, 1997. p. 111 - 120.

LÜDKE, M. Formação inicial e construção da identidade profissional de

professores do primeiro grau. In: Anais VIII ENDIPE, Florianópolis: INEP,

a. V. II, p. 311-322.

LÜDKE, M. Os professores e sua socialização profissional. In: REALI, A.

M. de M. R.; MIZUKAMI, M. da G. N. (Orgs.). Formação de professores:

tendências atuais. São Carlos: EDUFSCar, 1996b, p. 25-46.

LÜDKE, M. Sobre a socialização profissional de professores. Cadernos de

Pesquisa, São Paulo, n.99, p. 05-15, 1996c.

MENEZES, L. C. de. Políticas de formação de professores: a universidade

em questão. In: LISITA, V. M. S. S. (Org.). Formação de professores:

políticas, concepções e perspectivas. Goiânia: Alternativa, 2001. p. 35 - 41.

PAIVA, A. C. de; TAFFAREL, C. N. Z. Profissionais da educação física e

esportes: formação e prática – uma análise da produção acadêmica de 1996 a 2001. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Caxambu, outubro, 2001. CD-ROM.

PÉREZ GÓMEZ, Á. I. La función y formación del profesor/a en la

enseñanza para la comprensión. Diferentes perspectivas. In: GIMENO

SACRISTÁN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender y transformar la

enseñanza. Madrid: Morata, 1992. p. 398-427.

SACRISTÁN, J. G. Consciência e acção sobre a prática como libertação

profissional dos professores. In.: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor.

Porto: Porto Editora, 1995, p. 61-92.

SANTOS, L. L. C. P. Dilemas e perspectivas na relação entre ensino e

pesquisa. In: ANDRÉ, Marli (Org.). O papel da pesquisa na formação e na

prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001. p. 11 – 26.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In.:

NÓVOA, Antônio (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom

Quixote, 1992.

SILVA, M. S. da. Formação profissional em Educação Física: profissionalidade e saberes. FIEP Bulletin. Foz do Iguaçu, v.75, edição especial, p. 22 – 25, 2005. Disponível em: http://www.boletimef.org/?canal=12&file=1224. Acesso em: 04/08/2006.

SILVA, V. R. Projetos de extensão e formação profissional na licenciatura

em Educação Física. Jataí-GO: CAJ/UFG, 2001. Monografia (Licenciatura

em Educação Física) – Curso de Educação Física, Campus Jataí,

Universidade Federal de Goiás, 2001.

VASCONCELOS, M. L. M. C. A formação do professor de 3º Grau. São

Paulo: Pioneira, 1996.

VENTORIM, S. A formação do professor e a relação ensino e pesquisa no

estágio supervisionado em Educação Física. In: CAPARRÓZ, F. E. (Org.).

Educação Física Escolar: política, investigação e intervenção. Vitória:

Proteoria, 2001. p. 93 - 114.

Publicado

2012-01-13

Cómo citar

ASSIS, Renata Machado de; BONIFÁCIO, Naiêssa Araújo. Formación de profesores en la universidad: docencia, investigación y extensión. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 3, p. p.36–50, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/1515. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê