Um olhar sobre as políticas públicas da educação do campo e educação especial à luz da pedagogia histórico-crítica

Autores/as

  • Jackeline Silva Alves Universidade Estadual de Goiás
  • Arlindo Lins de Melo Júnior Universidade Federal de São Carlos – campus – Sorocaba
  • Kátia Regina Moreno Caiado Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9454

Palabras clave:

Política Educacional. Educação do Campo. Educação Especial

Resumen

Nesse ensaio busca-se tecer um olhar sobre as políticas educacionais orientadas para o atendimento da educação do campo e da educação especial, objetivando identificar e discutir as interfaces encontradas na legislação que trata sobre tais modalidades de ensino. A orientação teórico-metodológica utilizada para tal construção teórica está ancorada no Materialismo Histórico Dialético e nos referenciais pedagógicos da Pedagogia Histórico-Crítica. A partir das observações realizadas junto às Leis, Decretos, Normas e Resoluções que versam sobre a Educação em si, e sobre as modalidades Educação do campo e Educação Especial, constata-se que ocorreram avanços no ordenamento jurídico que disciplina o tema, todavia, muitas ainda são as lacunas existentes sobre a produção do conhecimento no que tange à aplicação prática de tais normas. Os resultados demonstram haver, nas políticas públicas da educação do campo e educação especial, uma interface encontrada que remete ao direito dos estudantes do campo com deficiência de serem escolarizados no lugar onde residem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANJOS, C. F. Realidades em contato: construindo uma interface entre a educação especial e a educação do campo. 2016. 231f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.

BEZERRA NETO, L.; BEZERRA, M. C. dos S. Educação do Campo: referenciais teóricos em discussão. In: BEZERRA NETO, L.; BEZERRA, M. C. dos S. (Orgs.). Educação do Campo em discussão: subsídios para o Programa Escola Ativa. São José: Premier, 2011. p.101-120.

BEZERRA NETO, L.; BEZERRA, M. C. dos S.; CAIADO, K. R. M. Escola Ativa: Qual a sua contribuição para a educação do trabalhador do campo? In: BEZERRA NETO, L.; BEZERRA, M. C. dos S. (Orgs.). Educação do Campo em discussão: subsídios para o Programa Escola Ativa. São José: Premier, 2011. p.9-19.

BEZERRA, M. C. S.; SANTOS, F. R. dos. Educação no campo: elaborações teóricas e práticas. In: SANTOS NETO, J. L. dos; BEZERRA NETO, L.; BEZERRA, M.C. dos S. (Orgs.). Trabalho e educação: estudos sobre o rural brasileiro. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017. p. 15-37.

BEZERRA NETO, L. Educação Rural no Brasil: do ruralismo pedagógico ao movimento por uma educação do campo. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Resolução CNE/CEB no 2/2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial para a Educação Básica. Brasília, 2001.

BRASIL. Resolução CNE/CEB no 2/2008b. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Brasília, 2008a.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação Inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008b.

BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária-PRONERA. 2010.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. 2011.

BRASIL. Educação do Campo: marcos normativos. Brasília: MEC/SECADI, 2012.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Brasileira, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Edição atualizada, 2017.

CAIADO, K. R. M.; MELETTI, S. M. F. Educação especial na educação do campo: 20 anos de silêncio no GT 15. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.17, p. 93-104, maio/ago. 2011.

CALDART, R. S. Educação do Campo: Notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64, mar./jun. 2009.

FERNANDES, B. M. Os campos da pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. In: MOLINA, M. C. Educação do Campo e Pesquisa: questões para

reflexão. Brasília/MDA, 2006. p. 27-98.

FERNANDES, B. M.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. Primeira Conferência Nacional “Por Uma Educação Básica do Campo (Texto Preparatório). In: ARROYO, M.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Orgs.). Por Uma Educação do Campo. 5. Ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 20-62.

GERMANO, J. W. Estado Militar e Educação no Brasil (1964-1985). São Paulo: Cortez, 1993.

GOMES, M. A.; COLARES, M. L. I. S. Educação em tempos de neoliberalismo: dilemas e possibilidades. Acta Scientiarum. v. 34, n. 2, p. 281-290, jul./dez. 2012.

GONÇALVES, T. G. G. L. Alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos em assentamentos paulistas: Experiências do PRONERA 2014. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Programa de Pós-graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2014.

HÖFLIN, E. de M. Estado e Políticas (públicas) sociais. Cadernos CEDES, Ano XXI, n. 55, p. 30-41, nov. 2001.

JESUS, D. M.; ANJOS, C. Tecendo interfaces entre a educação especial e educação do campo: O cenário do Espírito Santo. In: I XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de

Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012. Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporânea [recurso eletrônico]: constatações, análises e proposições. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012. Disponível em: http://www.infoteca.inf.br/endipe/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/acervo/docs/1931c.pdf. Acesso em ago. 2018.

JUNIOR MELO, A. L.; BARBOSA, M. O. Políticas públicas educacionais: um olhar sobre as salas de recursos multifuncionais. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE)

e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE), 2016, São Carlos-SP: ABPEE, 2016. v. 7. p. 1-15.

LEITE, S. C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortes, 2002.

LOUREIRO, A. D. T.; SÁ, M. A.; SELINGARDI, S. A. Interface da educação especial com a educação do campo: análise do censo escolar de quatro municípios paulistas. In: Seminário de

estudos e pesquisa sobre educação do campo, 2011. São Carlos. Disponível em: http://www.semgepec.ufscar.br/trabalhos/eixo-8/aline-dozzi-teza. Acesso em: 12 fevereiro de 2012.

LOMBARDI, J. C. Algumas questões sobre educação e ensino em Marx e Engel. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v 1. n. especial, p. 347-366, abr. 2011.

MACHADO, I. F.; VENDRAMINI, C. R. Políticas Públicas para a Educação do Campo: das necessidades aos limites. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação., v. 8, n. 1, 2013. P. 1-16. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/66470/4779. Acesso em: ago. 2018.

ORSO, P. J. Pedagogia Histórico-Crítica no campo. In: BASSO, J. D.; SANTOS NETO, J. L. dos; BEZERRA, M.C. dos S. (Orgs.). Pedagogia Histórico-Crítica e Educação no Campo – História, Desafios e Perspectivas Atuais. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. p. 93-115.

PALMA, D. T. Escolas do campo e o atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncional. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado em educação escolar) – Programa

de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2016.

PASTORIZA, T. B. Ensino de Geografia para alunos com cegueira no Ensino Fundamental I: contribuições da Pedagogia Histórica-Crítica. 2015.127 f. Dissertação (Mestrado em Educação)

– Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, 2015.

SANTOS, F. R.; BEZERRA NETO, L. Movimentos sociais e políticas públicas de educação para as populações que habitam no meio rural. Impulso, Piracicaba v. 27, n. 70, p. 17-32, set./dez. 2017. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistasunimep/index.php/impulso/article/view/3365/2015. Acesso em: 12 jun. 2018.

SAVIANI, D. Marxismo, Educação e Pedagogia. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classe na educação escolar.Campinas: Autores Associados, 2012. p. 59-85.(Coleção polêmicas do nosso tempo).

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. A Pedagogia Histórico-Crítica na Educação do Campo. In: BASSO, J. D.; SANTOS NETO, J. L. dos; BEZERRA, M.C. dos S. (Orgs.). Pedagogia Histórico-Crítica e Educação no Campo – História, Desafios e Perspectivas Atuais. São Carlos: Pedro & João

Editores, 2016. p. 17-44.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2011.

SILVA, R. H. R. Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a educação especial brasileira. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 58, p. 78-89, set 2014.

SOUZA, F. E. de. As “geografias” das escolas no campo do município de Goiás: instrumento para a valorização do território do camponês? 2012. 380 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2012.

Publicado

2018-08-31

Cómo citar

ALVES, Jackeline Silva; MELO JÚNIOR, Arlindo Lins de; CAIADO, Kátia Regina Moreno. Um olhar sobre as políticas públicas da educação do campo e educação especial à luz da pedagogia histórico-crítica. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 23, p. 192–209, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i23.9454. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/9454. Acesso em: 24 nov. 2024.