Las narrativas escolares por las lentes de la cultura de la mídia: el humor como un campo de representación

Autores/as

  • Luciana Cristina Porfírio [UNESP]

Palabras clave:

Cultura de los medios. Comunicación. Televisión. Programas del humor. Educación escolar.

Resumen

Este documento presenta un estudio que se desarrolló en el período 2001-2004 que analizó las narrativas sobre la escuela en el programa de comedia de televisión “A escolinha do Professor Raimundo” en Brazil. Su contribución en el campo de educación camina hacia el análisis de fuentes que no se dan a priori, sino que fueran construidas durante la producción de la investigación. Productos que se transmiten por la cultura de los medios de comunicación y se han tomado como fuente y objeto de investigación. Para ello, debemos calificar algunas construcciones teóricas relacionadas con los estudios culturales, la comunicación y el humor como un representante de campo en relación con el concepto de lenguaje y televisibilidad desarrollado respectivamente por Rocco (1991) y Fischer (2000). El proceso de construcción de las fuentes, que implicaba procedimientos de selección y grabación de programa fue guiado en sus aspectos teóricos y metodológicos, las ideas desarrolladas por el historiador Carlo Ginzburg en el paradigma indiciario.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. A indústria cultural: o esclarecimento

como mistificação das massas In: ADORNO, T.; HORKHEIMER.

Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

ALMEIDA, M. J. de. Imagens e Sons: A nova cultura oral. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões da nossa época)

ARRUDA, M. A. do N. A embalagem do sistema: a publicidade no capitalismo brasileiro. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1985.

BACCEGA, M. A. Comunicação/ Educação: aproximações. In:

HAMBURGER, E. & BUCCI, E. (orgs). A TV aos 50: criticando a

televisão brasileira no seu cinqüentenário. São Paulo: Perseu Abramo,

BLOCH, M. Introdução à história. 6ª edição. Lisboa: América, s/d.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Lisboa: Rio de Janeiro: Difel / Bertrand

Brasil, 1989.

BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Tradução Maria Lucia Machado – Rio de

Janeiro: Jorge Zahar . 1997.

BREMMER, J. & ROODENBURG, H. (orgs.) Uma história cultural do humor.

Tradução de Cynthia Azevedo e Paulo Soares. Rio de Janeiro/ São

Paulo: Record, 2000.

CHARLOT, B. O fracasso escolar: um objeto inencontrável. In: Da relação

com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CHARTIER, A-M. e Hébrard, J. A invenção do cotidiano: Uma leitura,

Usos. Projeto História: trabalhos da memória. São Paulo, n.17, p.1-295,

Nov./98.

CHARTIER, A-M. Fazeres ordinários da classe: uma aposta para a pesquisa e para a formação. Educação e Pesquisa.. São Paulo, v. 26. n.2. 174 p. jul./dez. 2000.

CHARTIER, R. A história cultural: Entre práticas e Representações.

Tradução de Maria Manuela Galharda. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,

S.A., 1990.

CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos Avançados v.11,

n.5, 1991.

CHARTIER, R. Textos, impressão, leituras In: HUNT, L. (org). A nova

história cultural. São Paulo: Fontes, 1995.

DALTON, M. O currículo de Hollywood: quem é o bom professor, quem é

a boa professora? Porto Alegre: Educação e Realidade, v.21, n. 1, jan./jun. 1996, p. 97-122.

DAMACENO, E. R. & PEREIRA, L.F. K. Humor Radiofônico. In: Atas

XIX INTECOM. Congresso de Comunicação, 1999. Rio de Janeiro.

ECO, U. Apocalípticos e Integrados. São Paulo, Perspectiva, 1993.

FABRIS, E. H. Hollywood e a produção de sentidos sobre o estudante. In:

COSTA, M. V. (org.). Estudos Culturais em educação: mídia, arquitetura,

brinquedo, biologia, literatura, cinema... Porto Alegre: Editora da

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2000.

FISCHER, R. M. B. A escola na televisão: quem se reconhece na

“Escolinha do professor Raimundo?”. Porto Alegre: UFRGS. Educação e

Realidade, v.18, n.2, Jul./Dez.1993.

FISCHER, R. M. B. O estatuto pedagógico da mídia: questões de análise.

Porto Alegre: UFRGS. Educação e Realidade, v.22, nº. 2, jul./dez. 1997.

FISCHER, R. M. B. Televisão e educação: pensar e fruir a TV. Belo

Horizonte: Autêntica, 2001. (Coleção Temas em Educação).

FLORES, E. C. Representações cômicas da República no contexto do

Getulismo. Revista Brasileira de História, v.21 n.40 – 2001. pp:133-157.

FREUD, S. Obras Psicológicas Completas Volume VIII: Os chistes e sua

relação com o inconsciente. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1976.

GINZBURG, C. Mitos, Emblemas, Sinais. Tradução de Frederico Carotti.

São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do

nosso tempo. Educação e Realidade, v.22, n..2. Jul./Dez. 1997.

KELLNER, D. A cultura da mídia: estudos culturais: identidade e política

entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, SP: EDUSC. Tradução de Ivone

Castilho Benedetti, 2001.

LE GOFF, J. O riso na Idade Média. In: BREMMER, J. & ROODENBURG, H. Uma história cultural do humor. Tradução de Cynthia Azevedo e Paulo Soares. Rio de Janeiro/ São Paulo: Record, 2000.

LEAL FILHO, L. A TV Pública. In: HAMBURGER, E. & BUCCI, E.

(orgs.) A TV aos 50: Criticando a televisão brasileira no seu

Cinqüentenário. São Paulo: Perseu Abramo, 2000.

MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Brasiliense, 2000.

MANGUEL, A. Uma história da leitura. Tradução Pedro Maia Soares. São

Paulo: Companhia das Letras, 1997.

MICELI, S. A noite da madrinha. São Paulo: Perspectiva, 1982. (Coleção

Debates: Ciências Sociais).

MORAES, A.C. A escola vista pelo cinema. In: SOUSA, C. P. de, et.al.

(org.): Atas do II Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, v. 1. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, p.35-40, 1998.

NOVAES, A. (org.). Rede imaginária: televisão e democracia. São Paulo:

Companhia das Letras/ Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, 1991.

POSSENTI, S. Rindo do descobrimento do Brasil. In: Os discursos do

descobrimento. São Paulo: Vozes, 2000.

ROCCO, M. T. F. As palavras na TV. In: NOVAES, A. (org.) Rede

imaginária: televisão e democracia.Companhia das Letras, 1991.

SALIBA, E. T. O Humor no limiar do cotidiano e da História. In: Encontros

com a História. n.2, Sujeitos na História: práticas e representações. XIV

Encontro Regional de História – 8 a 11/Setembro, 1998.

SALIBA, E. T. Raízes do riso: a representação humorística do dilema

brasileiro: da belle époque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo, 2000. Tese (Livre-Docência em Teoria da História) – FFLCH da Universidade de São Paulo.

SALIBA, E. T. Representações do cômico no cinema e na história:

anotações pertinentes e digressões impertinentes. Estudos de História.

Franca, v.4, n.2, 1997.

SETTON, M. da G. J. Industria cultural: Bourdieu e a teoria clássica.

Comunicação e Educação. São Paulo, n.22, p. 26-36, set./dez. 2001.

SILVA, T. T. da. Alienígenas na sala de aula. Rio de Janeiro: Petrópolis:

Vozes, 1995.

VEIGA-NETO, A. Michel Foucault e os Estudos Culturais. In: COSTA, M.

V. (org.). Estudos Culturais em Educação: mídia, arquitetura, brinquedo,

biologia, literatura, cinema... Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2000.

VELOSO, M. P. Imaginário humorístico e modernidade carioca. São

Paulo, 1995. Tese (Doutorado em História Social) – FFLCH da Universidade de São Paulo.

Publicado

2012-01-13

Cómo citar

PORFÍRIO, Luciana Cristina. Las narrativas escolares por las lentes de la cultura de la mídia: el humor como un campo de representación. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 3, p. p.80–99, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/1518. Acesso em: 16 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê