Distorción Edad-Grado entre políticas educativas neoliberales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.14428

Palabras clave:

Distorção Idade-Série. Neoliberalismo. Políticas Educacionais.

Resumen

Este texto tiene como objetivo discutir el problema de la Distorsión Grado-Edad en Brasil, contextualizándolo históricamente, pero enfocándose en el momento actual en que la resolución del problema se alinea con los intereses neoliberales para la educación que incluye cada vez más el espíritu empresarial de la educación. El enfoque teórico aceptado es uno que permite una postura crítica con una visión materialista histórico-dialéctica de la realidad social, porque para comprender los fenómenos sociales es necesario comprender la realidad como resultado de un proceso histórico, dialéctico y viviente que necesita ser superado para propósitos de desalienación y emancipación humana.

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Biografía del autor/a

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-doutorado em Educação e Movimentos Sociais do Campo pela Universidade Estadual Paulista UNESP. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atuando na graduação e pós-graduação. Profressora do Programa de Pós-graduação em Educação Básica da UESC e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB) Coordenação Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional em Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC).

 

Profa. Dra. Arlete Ramos dos Santos

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | Brasil

Programa de Pós-Graduação em Educação

Universidade Estadual de Santa Cruz | Brasil

Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Educação Básica

Centro de Estudos e Pesquisa em Educação e Ciências Humanas (CEPECH/CNPq)

Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade - Gepemdecc

E-mail: arlerp@hotmail.com

Valéria Prazeres dos Santos, Secretaria Municipal do município de Nazaré- Ba.

Técnica Pedagógica na Secretaria Municipal do município de Nazaré- Ba. Mestre em Educação, linha de políticas educacionais, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais e Educação do Campo e Cidade – Gepemdecc

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Publicado

2020-12-04

Cómo citar

SANTOS, Arlete Ramos dos; SANTOS, Valéria Prazeres dos. Distorción Edad-Grado entre políticas educativas neoliberales. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 30, p. 75–89, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v10i30.14428. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/14428. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê “Neoconservadorismo e Educação: reflexões sobre justiça social, inclusão e democracia”